Anteriormente, ocupou o cargo de chefe de equipa da Venturi
Racing na Fórmula E e, pilotou para a equipa Marussia Virgin
Racing na temporada de 2011 da Fórmula 1, e no ano de 2012, correu
pela Lotus F1 Team em apenas uma corrida.
D’Ambrosio ganhou a Fórmula Renault 1.6L Belga em
2003, correndo pela equipa do ex-piloto de Fórmula 1 e compatriota
Thierry Boutsen. Em 2004, Jêrome foi para o Campeonato Francês de Fórmula
Renault 2.0 e correu na Fórmula Renault Italiana. Em 2005, correu na
Eurocup Formula Renault 2.0. Em 2006, correu na World Series by
Renault. Para 2008, Jêrome d’Ambrosio assinou pela equipa de GP2 DAMS.
Jêrome d’Ambrosio correu também na Fórmula Köning
Alemã, no campeonato de 2003, acabando a época em 4º.
Em 2005, d’Ambrosio correu uma corrida na classe Light
da Fórmula 3000 Italiana, continuando na categoria Fórmula 3000
na renomada Euroseries 3000 em 2006. Fazendo também corridas de World
Series by Renault, acabou a Formula Euroseries 3000 em 5º.
Em 2006, d’Ambrosio disputou uma corrida do FIA GT
Championship, correndo com um carro da equipa Gillet Vertigo na
classe GT2.
Em 2007, d’Ambrosio correu na 1ª temporada de Fórmula
Master Internacional com a equipa Cram Competition. Ganhou as
primeiras 5 corridas, somou 100 pontos e foi o 1º campeão da categoria.
Em 2008, d’Ambrosio competiu nas GP2 Series e
nas novas GP2 Asia Series pela equipa DAMS, tendo como
companheiro de equipa o japonês Kamui Kobayashi. O belga terminou a temporada
em décimo primeiro com dois segundos lugares. Permaneceu na equipa para a
temporada da GP2 Asia Series de 2008/2009 e terminou como vice-campeão
atrás apenas do seu companheiro de equipa, Kobayashi. Na temporada da GP2
Series de 2009, permaneceu na DAMS e terminou em nono.
Em 31 de Janeiro de 2010, d’Ambrosio foi anunciado
como piloto reserva da equipa Renault F1 Team.
Em Dezembro de 2010, foi anunciado como segundo piloto
da Marussia Virgin, substituindo assim Di Grassi na temporada de Fórmula
1 de 2011. Não teve boa sorte na temporada 2011 e, no fim da época, foi
dispensado pela Marussia e substituído por Charles Pic (ex-Addax Team)
para a temporada seguinte.
No dia 24 de Janeiro de 2012, d’Ambrosio foi então
confirmado novamente como piloto reserva da equipa Lotus. No GP de
Itália deste ano, substituiu o piloto principal Romain Grosjean, suspenso
da etapa por ter causado um grave acidente logo na largada da corrida anterior,
o GP da Bélgica.
D’Ambrosio começou a pilotar pela Dragon Racing
na primeira temporada da Fórmula E (2014/2015). Teve uma vitória herdada
(devido a desclassificação do primeiro colocado Lucas Di Grassi no Prix da
Cidade do México na segunda temporada da categoria. Em Maio de 2018, d’Ambrosio
anunciou que deixaria a Dragon Racing, depois de quatro temporadas pela
equipa. Ele juntou-se à equipa Mahindra Racing para a disputa da
temporada de 2018/2019. D’Ambrosio permaneceu na equipa para a disputa da
temporada de 2019/2020.
D'Ambrosio continuou com a Mahindra Racing para
o Campeonato de Fórmula E de 2019/2020, com a equipa entrando numa
parceria para «o desenvolvimento do trem de força» com a ZF Friedrichshafen.
O pacote da equipa era pouco competitivo e lutava pela eficiência nas condições
de corrida.
Em 30 de Outubro de 2020, d’Ambrosio ingressou na Venturi
Racing como vice-director da equipa para o Campeonato Mundial de Fórmula
E de 2020/2021, dando os seus primeiros passos no gerenciamento de equipas
de automobilismo.
Em Novembro de 2021, foi promovido ao cargo de chefe
de equipa após uma reestruturação administrativa, com a ex-chefe de equipa,
Susie Wolff, sendo nomeada para o cargo de directora executiva with former
team boss, Susie Wolff, being appointed to the position of Chief
Executive Officer. Sob a liderança de d’Ambrosio, a ROKiT Venturi Racing
teve a sua campanha de maior sucesso, com a equipa vencendo cinco corridas e
marcando dez pódios em dezasseis corridas, além de terminar em segundo no Campeonato
Mundial de Equipas com 295 pontos.
Em 16 de Setembro de 2022, foi anunciado que d’Ambrosio havia deixado a equipa antes da sua transição para a Maserati MSG Racing na nona temporada.
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