quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

27 DE DEZEMBRO - JÉRÔME D’AMBROSIO

EFEMÉRIDE - Jérôme d’Ambrosio, ex-piloto de corridas e executivo do automobilismo belga, que actualmente é o director do desenvolvimento de pilotos da equipa de Fórmula 1 da Mercedes, nasceu em Etterbeek no dia 27 de Dezembro de 1985.

Anteriormente, ocupou o cargo de chefe de equipa da Venturi Racing na Fórmula E e, pilotou para a equipa Marussia Virgin Racing na temporada de 2011 da Fórmula 1, e no ano de 2012, correu pela Lotus F1 Team em apenas uma corrida.

D’Ambrosio ganhou a Fórmula Renault 1.6L Belga em 2003, correndo pela equipa do ex-piloto de Fórmula 1 e compatriota Thierry Boutsen. Em 2004, Jêrome foi para o Campeonato Francês de Fórmula Renault 2.0 e correu na Fórmula Renault Italiana. Em 2005, correu na Eurocup Formula Renault 2.0. Em 2006, correu na World Series by Renault. Para 2008, Jêrome d’Ambrosio assinou pela equipa de GP2 DAMS.

Jêrome d’Ambrosio correu também na Fórmula Köning Alemã, no campeonato de 2003, acabando a época em 4º.

Em 2005, d’Ambrosio correu uma corrida na classe Light da Fórmula 3000 Italiana, continuando na categoria Fórmula 3000 na renomada Euroseries 3000 em 2006. Fazendo também corridas de World Series by Renault, acabou a Formula Euroseries 3000 em 5º.

Em 2006, d’Ambrosio disputou uma corrida do FIA GT Championship, correndo com um carro da equipa Gillet Vertigo na classe GT2.

Em 2007, d’Ambrosio correu na 1ª temporada de Fórmula Master Internacional com a equipa Cram Competition. Ganhou as primeiras 5 corridas, somou 100 pontos e foi o 1º campeão da categoria.

Em 2008, d’Ambrosio competiu nas GP2 Series e nas novas GP2 Asia Series pela equipa DAMS, tendo como companheiro de equipa o japonês Kamui Kobayashi. O belga terminou a temporada em décimo primeiro com dois segundos lugares. Permaneceu na equipa para a temporada da GP2 Asia Series de 2008/2009 e terminou como vice-campeão atrás apenas do seu companheiro de equipa, Kobayashi. Na temporada da GP2 Series de 2009, permaneceu na DAMS e terminou em nono.

Em 31 de Janeiro de 2010, d’Ambrosio foi anunciado como piloto reserva da equipa Renault F1 Team.

Em Dezembro de 2010, foi anunciado como segundo piloto da Marussia Virgin, substituindo assim Di Grassi na temporada de Fórmula 1 de 2011. Não teve boa sorte na temporada 2011 e, no fim da época, foi dispensado pela Marussia e substituído por Charles Pic (ex-Addax Team) para a temporada seguinte.

No dia 24 de Janeiro de 2012, d’Ambrosio foi então confirmado novamente como piloto reserva da equipa Lotus. No GP de Itália deste ano, substituiu o piloto principal Romain Grosjean, suspenso da etapa por ter causado um grave acidente logo na largada da corrida anterior, o GP da Bélgica.

D’Ambrosio começou a pilotar pela Dragon Racing na primeira temporada da Fórmula E (2014/2015). Teve uma vitória herdada (devido a desclassificação do primeiro colocado Lucas Di Grassi no Prix da Cidade do México na segunda temporada da categoria. Em Maio de 2018, d’Ambrosio anunciou que deixaria a Dragon Racing, depois de quatro temporadas pela equipa. Ele juntou-se à equipa Mahindra Racing para a disputa da temporada de 2018/2019. D’Ambrosio permaneceu na equipa para a disputa da temporada de 2019/2020.

D'Ambrosio continuou com a Mahindra Racing para o Campeonato de Fórmula E de 2019/2020, com a equipa entrando numa parceria para «o desenvolvimento do trem de força» com a ZF Friedrichshafen. O pacote da equipa era pouco competitivo e lutava pela eficiência nas condições de corrida.

Em 30 de Outubro de 2020, d’Ambrosio ingressou na Venturi Racing como vice-director da equipa para o Campeonato Mundial de Fórmula E de 2020/2021, dando os seus primeiros passos no gerenciamento de equipas de automobilismo.

Em Novembro de 2021, foi promovido ao cargo de chefe de equipa após uma reestruturação administrativa, com a ex-chefe de equipa, Susie Wolff, sendo nomeada para o cargo de directora executiva with former team boss, Susie Wolff, being appointed to the position of Chief Executive Officer. Sob a liderança de d’Ambrosio, a ROKiT Venturi Racing teve a sua campanha de maior sucesso, com a equipa vencendo cinco corridas e marcando dez pódios em dezasseis corridas, além de terminar em segundo no Campeonato Mundial de Equipas com 295 pontos.

Em 16 de Setembro de 2022, foi anunciado que d’Ambrosio havia deixado a equipa antes da sua transição para a Maserati MSG Racing na nona temporada. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...