quarta-feira, 29 de novembro de 2006

EFEMÉRIDE - António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz, notável médico, neurologista, investigador, professor, político e escritor português, nasceu em Avanca no dia 29 de Novembro de 1874, tendo morrido em Lisboa em 13 de Dezembro de 1955.
Formou-se em Medicina na Universidade de Coimbra, onde viria a leccionar Anatomia e Fisiologia. Em 1911 foi transferido para a recém-criada Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa onde foi ocupar a cátedra de Neurologia.
Egas Moniz contribuiu decisivamente para o desenvolvimento da medicina, ao conseguir pela primeira vez dar visibilidade às artérias do cérebro. A Angiografia Cerebral tornou possível localizar neoplasias, aneurismas, hemorragias e outras malformações no cérebro humano, abrindo novos caminhos para a cirurgia cerebral. Os seus trabalhos foram premiados em 1945 pela Faculdade de Medicina de Oslo. Quatro anos depois, foi-lhe atribuído pela Academia Sueca o Prémio Nobel da Medicina, pela descoberta da relevância da lobotomia pré-frontal no tratamento de certas psicoses.
Durante a sua incursão pela política, foi Embaixador de Portugal em Madrid, em 1917, e Ministro dos Negócios Estrangeiros, em 1918. Foi igualmente escritor, faceta que muitos desconhecem, e autor de uma notável obra literária, de onde se destacam "A nossa casa" e "Confidências de um investigador científico".

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...