sexta-feira, 24 de novembro de 2006

EFEMÉRIDE - Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec-Monfa, pintor e litografo francês, nasceu em Albi, no dia 24 de Novembro de 1864. Morreu em 9 de Setembro de 1901.
No século XIX, os casamentos na nobreza faziam-se correntemente entre primos, afim de evitar a divisão de patrimónios e a diminuição das fortunas. Foi o caso dos pais de Toulouse-Lautrec, que eram primos em primeiro grau.
Henri teve uma infância feliz até ao momento em que, com dez anos, certamente em virtude da consanguinidade dos pais, começou a sofrer de uma doença que lhe afectava o desenvolvimento dos ossos. Assim, quatro anos mais tarde, fracturou o fémur de cada uma das pernas, o que o impediu de continuar o seu crescimento. Ficou com 1 m 52, apesar de o tentarem curar com descargas eléctricas e colocando-lhe uma grande quantidade de chumbo em cada pé.
O seu tronco era normal, mas tinha os lábios e o nariz muito grossos. Babava-se ao falar e tinha uma figura grotesca. Longe de ter complexos, tornou-se provocador nos salões que frequentava e fez-se fotografar nu numa praia. No entanto, ele estava consciente do mal-estar que o seu exibicionismo provocava.
Em 1881, depois de ter obtido o bacharelato numa segunda tentativa, resolveu tornar-se artista. Incapaz de participar em actividades normais, com o corpo que tinha, Toulouse-Lautrec passou a viver para a sua arte, tornando-se pintor, ilustrador e litografo.
Era considerado a alma do bairro de Montmartre e as suas pinturas descreviam a vida no Moulin Rouge e nos outros cabarets e teatros parisienses, assim como em lupanares que ele frequentava e onde contraiu sífilis.
Deu cursos de pintura, apesar do alcoolismo que o consumiu durante grande parte da sua vida adulta.
Acabou por ser internado num sanatório, em virtude de várias complicações devidas ao álcool e à sífilis, tendo morrido com menos de 37 anos. As suas últimas palavras (Velho imbecil!) foram dirigidas ao pai, que estava presente no momento da sua morte.
Apesar da curta vida, deixou, segundo um catálogo publicado em 1971, 937 pinturas, 275 aguarelas, 369 litografias (incluindo cartazes) e cerca de 5000 desenhos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...