quinta-feira, 2 de novembro de 2006

EFEMÉRIDE - George Bernard Shaw, escritor, jornalista, crítico musical e de teatro, ensaísta e dramaturgo irlandês, morreu em Ayot Saint Lawrence (Hertfordshire), na Inglaterra, em 2 de Novembro de 1950. Nascera em Dublin, Irlanda, no dia 26 de Julho de 1856.
Cedo rejeitou a educação escolar e aos 16 anos empregou-se num escritório. Os conhecimentos artísticos adquiriu-os graças a sua mãe e às frequentes visitas à National Gallery da Irlanda. Decidido a tornar-se escritor, foi morar para Londres em 1876. Durante dez anos, tanto os seus romances como a maior parte dos seus artigos não foram aceites nem pelos editores nem publicados pelos jornais. Nesse período, tornou-se vegetariano, socialista, orador brilhante, polemista e iniciou também as primeiras tentativas como dramaturgo.
A partir de 1885 conseguiu um trabalho fixo na imprensa e, durante quase uma década, escreveu resenhas literárias, críticas de arte e brilhantes colunas musicais. A partir de então a sua actividade literária e a sua produção teatral foram uma sequência de sucessos, que nunca mais pararam.
Provocador, irreverente, inconformista e pacifista, obteve o Prémio Nobel de Literatura em 1925, sendo considerado um mestre incontestado do teatro anglófono.
Manteve-se sempre muito activo, tanto literária como politicamente, acabando por morrer com 94 anos em consequência de uma queda.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...