quarta-feira, 1 de novembro de 2006

EFEMÉRIDE - Ezra Weston Loomis Pound, poeta, músico e crítico americano, morreu em Veneza no dia 1 de Novembro de 1972. Nascera em Hailey, no Idaho, em 30 de Outubro de 1885.
Estudou literatura comparada nos Estados Unidos e, em 1908, fixou-se na Europa, primeiramente em Veneza. Interessou-se pelos trovadores, tendo efectuado numerosas traduções. De 1909 a 1920, foi viver para Londres onde encontrou grandes autores de língua inglesa.
Aprendeu japonês e interessou-se pela poesia lírica do Extremo Oriente e pelo teatro japonês. Em 1915 começou a escrever a sua obra-prima, os «Cantos», na qual trabalhou até à sua morte.
Em 1920, foi para Paris onde evoluiu num círculo de artistas que estavam a revolucionar a arte moderna. Continuava entretanto a trabalhar nos «Cantos», um longo poema épico. Simultaneamente fez críticas, traduziu duas óperas completas e escreveu peças para solo de violino.
Como poeta, Pound foi um dos primeiros a utilizar a versificação livre. Como crítico e editor, favoreceu a carreira de vários escritores, tais como Eliot, Joyce, Ernest Hemingway, etc.
A sua simpatia pelo ditador Mussolini e as suas posições anti-semitas não abonam a seu favor, mas uma coisa não se pode negar: Ezra Pound foi uma das maiores figuras do movimento modernista de poesia do início do século XX.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...