terça-feira, 14 de novembro de 2006

EFEMÉRIDE - Joaquim Guilherme Gomes Coelho, conhecido por Júlio Dinis, médico e escritor português, nasceu no Porto em 14 de Novembro de 1839, tendo falecido em 12 de Setembro de 1871.
Foi à literatura que dedicou a maior parte da sua curta vida, tendo utilizado vários pseudónimos. Embora tenha escrito igualmente poesia e teatro, foi como romancista e como «Júlio Dinis» que se notabilizou.
Sofria de tuberculose e, devido a esta doença, foi viver para zonas rurais como a Madeira e Ovar (ou Grijó segundo outras fontes), onde tomou conhecimento da vida das gentes do campo. Daí o tema principal da sua obra, em que descreveu de modo realista as aldeias, as pessoas e os seus problemas sociais.
As obras principais de Júlio Dinis são: As Pupilas do Senhor Reitor, A Morgadinha dos Canaviais, Uma Família Inglesa, Serões da Província e Os Fidalgos da Casa Mourisca.
Três das suas obras foram adaptadas ao Cinema, uma delas (As Pupilas do Senhor Reitor) com três versões diferentes (1924, 1935 e 1961). Existem três adaptações televisivas de obras suas feitas no Brasil e uma em Portugal.
Setenta e uma localidades portuguesas têm ruas com o seu nome.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...