domingo, 19 de novembro de 2006

EFEMÉRIDE - Mikhail Vasilyevich Lomonosov, cientista russo, nasceu em Denisovka, hoje Lomonosovo, em 19 de Novembro de 1711. Morreu em São Petersburgo, no dia 15 de Abril de 1765.
Após estudos na Academia Eslavo-Greco-Latina (hoje Seminário e Academia Teológica de Moscovo), foi admitido na recém-criada Academia de Ciências de São Petersburgo (hoje Academia Russa de Ciências).
Em 1745, foi nomeado professor de Química e, em 1748, teve o primeiro laboratório de Química do país. Grande defensor da ciência russa, foi por sua influência que foi criada, em 25 de Fevereiro de 1755, a Universidade de Moscovo, hoje denominada Lomonosov.
Descreveu a Lei da Conservação da Massa, 14 anos antes de Lavoisier, e escreveu a primeira gramática russa. Foi historiador, astrónomo, navegador, linguista, músico, orador, mecânico, químico, mineralogista, pintor, tradutor e poeta.
Publicou trabalhos sobre física, química e filosofia. Anteviu a teoria cinética dos gases, foi o primeiro a obter mercúrio congelado e foi ainda a primeira pessoa a observar a atmosfera do planeta Vénus.
Traduziu para russo os grandes poetas da antiguidade e também alguns contemporâneos. Foi um dos maiores cientistas russos de todos os tempos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...