sábado, 11 de novembro de 2006

EFEMÉRIDE - Fiódor Mikhailovich Dostoiévski, romancista e um dos maiores génios da literatura russa, nasceu em Moscovo, no dia 11 de Novembro de 1821. Morreu em São Petersburgo, em 9 de Fevereiro de 1881, vítima de uma hemorragia. É considerado como o fundador do existencialismo.
Estudou contra sua vontade numa Escola Militar de Engenharia e entregou-se desde novo à leitura dos grandes escritores da época. Teve a sua primeira crise epiléptica aos dezassete anos, depois de saber que o pai fora assassinado pelos próprios servos, que viam nele um homem demasiadamente autoritário. Deixou o exército aos 22 anos e consagrou-se à carreira literária.
Em 1849 foi preso por participar em reuniões subversivas contra o czar, sendo condenado à morte. No último momento, já no patíbulo, teve a pena comutada e transformada num exílio de vários anos num campo de trabalho da Sibéria.
Aos 25 anos, publicou o seu primeiro romance, Pobre Gente, onde trata da vida simples dos pobres funcionários da burocracia russa. Foi aclamado como génio pelos mais exigentes críticos de então.
Entre as suas obras de maior importância destacam-se os romances O Idiota, Crime e Castigo, O Jogador e Os Irmãos Karamazov. Este último foi considerado por Freud como o melhor romance jamais escrito.
Publicou também inúmeros contos e novelas. Criou duas revistas literárias e colaborou nos principais órgãos da imprensa Russa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...