segunda-feira, 6 de novembro de 2006

EFEMÉRIDE - Pyotr Ilyich Tchaikovsky, compositor romântico russo, morreu em São Petersburgo, no dia 6 de Novembro de 1893. Nascera em Votkinsk, nos Urais, em 7 de Maio de 1840.
Tchaikovsky foi um dos poucos compositores célebres a sentir-se igualmente à vontade ao escrever óperas, sinfonias, concertos ou obras para piano.
Muito precoce, começou a aprender piano aos cinco anos mas, em 1850, a família decidiu que o garoto deveria ser advogado. Completou o curso de Direito para, em 1863, decidir dedicar-se exclusivamente à música.
Estudou então no Conservatório de São Petersburgo e, três anos mais tarde, foi convidado pelo Conservatório de Moscovo para ali ensinar, sendo professor até 1878.
Nove dias após a primeira execução da sua Sinfonia No. 6, Patética, em 1893, em São Petersburgo, Tchaikovsky morreu. Oficialmente, o compositor teria sido vítima de cólera, por ter bebido água não fervida. A causa da sua morte vem, no entanto, a ser motivo de polémica há mais de um século. De acordo com um estudo, Tchaikovsky teria-se suicidado, consumindo pequenas doses de arsénico, o que simularia os sintomas da doença. Ainda de acordo com esta teoria, um ex-aluno da Escola de Direito descobriu uma carta em que um membro da aristocracia russa se queixava ao czar da relação homossexual de Tchaikovsky com um sobrinho do monarca. O homem que encontrou a carta reuniu mais seis ex-alunos e, juntos, confrontaram o compositor com o facto, dando-lhe a singular opção de se matar para que a Escola de Direito não fosse desonrada pelo escândalo.
O valor de várias das suas obras só foi reconhecido muitos anos mais tarde. Eis algumas das suas peças mais famosas: O Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida e O Quebra-Nozes (ballet), Rainha de Espadas (ópera), Boris Godunov, Hamlet e o Barbeiro de Sevilha (música incidental) e as suas 6 Sinfonias.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...