terça-feira, 28 de novembro de 2006

EFEMÉRIDE Érico Lopes Veríssimo, um dos escritores brasileiros mais populares do século XX, morreu subitamente em Porto Alegre no dia 28 de Novembro de 1975. Nascera em Cruz Alta, em 17 de Dezembro de 1905.
Oriundo de uma família rica, mas que ficou arruinada, não chegou a completar os estudos secundários, devido à necessidade de trabalhar.
Mais tarde, estabeleceu-se com uma farmácia em Cruz Alta, mas não foi bem sucedido. Mudou-se então para Porto Alegre, em 1930, disposto a viver dos seus escritos. No ano seguinte, foi contratado para ocupar o cargo de secretário de redacção da Revista do Globo, da qual se tornaria Director a partir de 1932. Publicou a sua primeira obra, Fantoches, uma sequência de contos, em 1932. Em 1938 escreveu um dos seus maiores sucessos: Olhai os lírios do campo.
Em 1943 auto-exilou-se nos Estados Unidos, onde ministrou aulas de Literatura Brasileira, na Universidade de Berkeley, até 1945. Entre 1953 e 1956 foi director do Departamento de Assuntos Culturais da Organização dos Estados Americanos, em Washington.
A trilogia histórica O Tempo e o Vento é considerada a sua obra-prima. Em 1959, fez a sua primeira viagem à Europa e, em Portugal, fez várias palestras defendendo a democracia o que, evidentemente, não foi apreciado por Salazar, o ditador português.
Érico Veríssimo escreveu muitos romances e contos, alguns adaptados para o cinema, outros para a televisão. Escreveu também sobre ficção científica e histórias infantis, tendo traduzido para português várias obras de autores de língua inglesa. Colaborou em vários jornais e revistas.
Entre os prémios e títulos que recebeu, salientam-se: Doutor Honoris Causa, em 1944, pelo Mills College, de Oakland, Califórnia; Prémio Machado de Assis, em 1954, concedido pela Academia Brasileira de Letras; Cidadão de Porto Alegre, em 1964, e Prémio Intelectual do Ano, em 1968, concedido pela Folha de São Paulo e pela União Brasileira de Escritores. Tem livros traduzidos em quase todo o mundo, nomeadamente nos EUA, Inglaterra, França, Itália, Alemanha, Áustria, México, ex URSS, Noruega, Holanda, Hungria, Roménia e Argentina.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...