domingo, 11 de julho de 2010

EFEMÉRIDECândida Branca Flor, de seu verdadeiro nome Cândida Maria Coelho Soares, popular cantora portuguesa, morreu em Massamá, Sintra, no dia 11 de Julho de 2001. Nascera em Beringel, Beja, em 12 de Novembro de 1949.
Frequentou aulas de canto e ingressou na carreira artística, integrando a “Banda do Casaco”, grupo inovador na música popular portuguesa dos anos 1970. Foi, aliás, ao tema “Romance de Branca Flor”, do álbum “Coisas do arco-da-velha”, Disco do Ano em 1976, que foi buscar o nome artístico que a tornaria popular na sua carreira a solo.
Ídolo das crianças no final da década de 1970 e início dos anos 1980, apresentou, ao lado de Júlio Isidro, o programa televisivo “Fungagá da Bicharada”.
Em 1979 participou, pela primeira vez, no Festival RTP da Canção, com “A Nossa serenata”, voltando ao certame em 1982, com “Trocas baldrocas” e, em 1983, ao lado de Carlos Paião, com “Vinho do Porto (Vinho de Portugal)”. Entre 1978 e 1993, editou oito álbuns. Nos últimos anos de vida, colaborou em vários projectos de música popular e deu muitos espectáculos para os emigrantes portugueses no estrangeiro.
Em 11 de Julho de 2001, após um período mais apagado da sua carreira, suicidou-se, o que surpreendeu os seus admiradores que guardavam dela uma imagem de alegria contagiante.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...