sexta-feira, 1 de julho de 2011


EFEMÉRIDE Leslie Claire Margaret Caron, actriz e dançarina francesa, nasceu em Boulogne-Billancourt, Hauts-de-Seine, no dia 1 de Julho de 1931.


O pai era um farmacêutico francês e a mãe uma dançarina norte-americana. A sua carreira artística foi estimulada pela mãe, que a inscreveu nos estudos de Dança Clássica aos nove anos


Iniciou-se como bailarina aos dezasseis, nos “Ballets des Champs-Élysées” de Roland Petit, e logo foi descoberta por Gene Kelly, com quem actuaria no musical “Um Americano em Paris”, vencedor do Oscar de Melhor Filme em 1951. O sucesso rendeu-lhe um contrato com a MGM de Hollywood. Dois anos depois, foi a estrela principal do filme “The Story of Three Loves”. Caron foi depois nomeada para o Oscar de Melhor Actriz Principal pela sua actuação no musical “Lili” (1953).


Em 1954 actuou, ao lado de Fred Astaire, em “Daddy Long Legs” e, em 1958, fez “Gigi”, musical também vencedor do Oscar de Melhor Filme.


Em 1961 entrou no filme “Fanny”, nomeado para o Oscar de Melhor Filme. No ano seguinte, recebeu outra nomeação para o Oscar de Melhor Actriz pelo drama “The L-Shaped Room”, que também lhe rendeu um Globo de Ouro.


Em 1964 contracenou com Cary Grant na comédia romântica “Father Goose”. Entrou nos filmes “Paris brûle-t-il ?” de René Clément (1966) e “ L’Homme qui aimait les femmes” de François Truffaut (1977).


Começou a afastar-se progressivamente dos ecrãs, mas ainda foi contratada para alguns papéis notáveis. Em 1984 entrou na película franco-suíça “La diagonale du fou”, vencedora do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, tendo feito ainda “Damage” em 1992, “Funny Bones” em 1995, “Chocolate” em 2001 e “O Divórcio” em 2003 (o seu último filme até hoje).


Em 2006 fez o episódio “Recall” da série “Law & Order: Special Victims Unit”, que lhe rendeu um Prémio Emmy (2007).


Desde 2009, tem uma estrela no Hollywood Boulevard, entre as de Geny Kelly e Louis Jourdan.


Em 2010, no Teatro do Châtelet em Paris, protagonizou Madame Armfeldt na versão francesa de “A Little Night Music”.


Reside actualmente em Villeneuve-sur-Yonne, onde teve durante quinze anos um restaurante de cozinha tradicional, que foi entretanto trespassado. Completa hoje oitenta anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muito mais...