quinta-feira, 14 de julho de 2011




EFEMÉRIDE Lino Ventura, de seu nome completo Angiolino Giuseppe Pasquale Ventura, actor italiano radicado em França desde os sete anos de idade, nasceu em Parma no dia 14 de Julho de 1919. Morreu em Paris, em 22 de Outubro de 1987, vítima de ataque cardíaco.


Abandonou os estudos bastante cedo e exerceu diversos ofícios, como os de paquete, mecânico, representante comercial e empregado de escritório.


Foi Campeão Europeu de Luta Greco-Romana em 1950. Antes, fora profissional de luta livre, utilizando o nome artístico de Lino Borrini. Abandonou as competições em virtude de grave lesão numa perna, contraída num ringue. Apaixonado pela actividade, foi durante algum tempo organizador de combates.


A sua estreia cinematográfica aconteceu em 1953 no filme “Touchez pas au Grisbi”, contracenando com Jean Gabin. Foi rapidamente adoptado pelo público, pela crítica e pelos companheiros de profissão. Sem quaisquer cursos nem formação convencional, ele é considerado no entanto um dos melhores actores de sempre do cinema francês.


Por fidelidade às suas origens, nunca quis optar pela nacionalidade francesa, apesar disso lhe ter sido sugerido várias vezes.


Pai de uma filha com atraso mental, Lino Ventura fundou em 1966, juntamente com a esposa, a “Associação Humanitária Perce-neige”, em Saint-Cloud, com a finalidade de ajudar crianças inadaptadas.


Morreu aos 68 anos, depois de uma carreira de 34 anos em que fez 75 filmes. Deixou viúva e quatro filhos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...