terça-feira, 20 de agosto de 2013

20 DE AGOSTO - MARTHA MEDEIROS


 
EFEMÉRIDEMartha Medeiros, jornalista e escritora brasileira, nasceu em Porto Alegre no dia 20 de Agosto de 1961. E colunista dos jornais “Zero Hora” de Porto Alegre e “O Globo” do Rio de Janeiro, colaborando igualmente noutras publicações. É casada com o publicitário Luiz Telmo de Oliveira Ramos e tem duas filhas.
Estudou no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, um estabelecimento de ensino tradicional de Porto Alegre, localizado nos arredores do bairro Moinhos de Vento. Formou-se em Comunicação Social (1982) na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, também em Porto Alegre.
Começou por trabalhar em publicidade, mas em breve se sentiu frustrada com a sua carreira. Quando o marido recebeu uma proposta de trabalho para o Chile, decidiu que a mudança de país seria uma óptima oportunidade para mudar o rumo da sua vida. Esta estadia de oito meses no Chile, durante a qual passou o tempo a escrever poesia, marcou definitivamente a sua vida.
Quando voltou para Porto Alegre, começou a escrever crónicas para jornais e, a partir daí, a sua carreira literária disparou. Escreveu até agora cerca de 24 livros (1985/2012), abarcando vários géneros, tais como poesia, crónicas, guias de viagem, romances, infantis e contos.
Topless”, um livro de crónicas publicado em 1997, ganhou o Prémio Açorianos de Literatura. É autora dos best-sellers “Trem-Bala”, “Doidas e santas” e “Feliz por nada”. O seu romance “Divã”, que já vendeu mais de 50 000 exemplares, foi adaptado ao teatro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...