quarta-feira, 21 de agosto de 2013

21 DE AGOSTO - TOGLIATTI


 
EFEMÉRIDE – Palmiro Togliatti, político e dirigente do Partido Comunista Italiano, morreu em Yalta no dia 21 de Agosto de 1964. Nascera em Génova, em 26 de Março de 1893.  Foi um dos fundadores do PCI, que dirigiu como secretário-geral de 1927 a 1934 e, depois, de 1938 até ao seu falecimento. Foi ministro sem pasta do 2º governo de Pietro Badoglio (Abril a Junho de 1944) e ministro da Justiça do governo de Ferruccio Parri (Junho a Dezembro de 1945) e do 1º governo de Alcide De Gasperi (Dezembro 1945 a Julho de 1946).
Estudou Direito na Universidade de Turim e foi redactor, ao lado de António Gramsci, do jornal “Ordine Nuovo”, nos anos 1920. Em 1921, Togliatti – que era socialista – foi um dos membros fundadores do PCI. Dirigiu a Internacional Comunista a partir de 1924. Em 1927, foi enviado para Espanha pelo Komintern com o intuito de reforçar a actividade do Partido Comunista Espanhol.
Escreveu diversos textos de propaganda sob o pseudónimo de Ercole Ercoli, até o regime fascista italiano o expulsar do país. Exilado em Moscovo, continuou a participar nas actividades do Komintern e coordenou as acções clandestinas do PCI.
Em 1944, depois do derrube de Mussolini, regressou a Itália, retomou a direcção do Partido e foi membro de vários governos de unidade nacional. Enquanto ministro da Justiça, decretou uma amnistia que foi considerada de grande generosidade para com os fascistas. No dia 14 de Julho de 1948, à saída da Câmara dos Deputados, foi vítima de um atentado que lhe causou graves ferimentos na cabeça.
Em 1956, influenciou fortemente a teoria do policentrismo, em oposição às teses defendidas pela União Soviética. Quando da insurreição de Budapeste, Togliatti proclamou que a Itália «prosseguiria uma via própria para o socialismo».
Manteve-se à frente do Partido até à sua morte em 1964. O seu funeral foi realizado em Roma, com a participação de mais de um milhão de pessoas. Na Rússia, Stavropol-sur-la-Volga, cidade de 705 000 habitantes e futura localização da fábrica Lada, foi rebaptizada Togliattigrad para honrar a sua memória.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...