segunda-feira, 26 de agosto de 2013

26 de AGOSTO - ALBERT SABIN


 
EFEMÉRIDEAlbert Bruce Sabin, médico e cientista norte-americano, conhecido por ter desenvolvido a vacina oral (a famosa “gotinha”) contra a poliomielite, nasceu em Białystok no dia 26 de Agosto de 1906. Morreu em Washington, em 3 de Março de 1993, vítima de ataque cardíaco.
Nascido numa família de judeus, que emigrou para os Estados Unidos em 1921, estudou medicina na Universidade de Nova Iorque e desenvolveu um intenso interesse por pesquisas, especialmente na área de doenças infecciosas. Em 1931, completou o seu doutoramento. Em 1934, passou uma temporada a trabalhar em Londres, como representante do Conselho Americano de Pesquisas. De volta aos Estados Unidos, tornou-se pesquisador do Instituto Rockfeller de Pesquisas Médicas. Neste instituto, demonstrou o crescimento do vírus da poliomielite em tecidos humanos.
Em 1946, tornou-se líder de Pesquisa Pediátrica na Universidade de Cincinnati. Publicou mais de 350 estudos, que incluíram trabalhos sobre pneumonia, encefalite, cancro e dengue, tendo sido o primeiro cientista a isolar o vírus do dengue: tipo I na área do mediterrâneo e tipo II na região do Pacífico.
Com a ameaça da poliomielite a crescer, após a Guerra, ele e outros pesquisadores (entre os quais Jonas Salk) iniciaram a busca de uma vacina para prevenir ou amenizar a doença. A “vacina de Salk”, desenvolvida com vírus “inactivados ou mortos", foi testada e libertada para uso em 1955. Ela era eficaz na prevenção da maioria das complicações da doença, mas não prevenia a infecção inicial. A inovação de Sabin aconteceu cerca de cinco anos depois (1960), quando o Serviço Público de Saúde dos Estados Unidos apoiou a sua vacina, desenvolvida a partir de vírus “vivos”. Ela podia ser tomada oralmente e prevenia a contracção da doença. Esta foi a vacina que eliminou efectivamente a poliomielite em quase todo o mundo (excepto em alguns países africanos e asiáticos).
Recebeu em 1965, o PrémioAlbert-Lasker para premiar as suas pesquisas. Sabin renunciou aos direitos de patente da vacina que criou, facilitando a difusão da mesma e permitindo que crianças de todo o mundo fossem imunizadas contra a poliomielite, que é mais conhecida como paralisia infantil em Portugal e no Brasil.
Sabin esteve várias vezes no Brasil, acompanhando pessoalmente o combate à poliomielite, tendo se casado em 1972 com a brasileira Heloísa Sabin. Centenas de escolas, hospitais, clínicas e instituições brasileiras têm o seu nome. Albert Sabin recebeu do governo brasileiro, em 1967, a Grã-Cruz do Mérito Nacional.
Em 1993, ano do seu falecimento, foi fundado em Washington o Instituto Sabin de Vacinas, com a finalidade de prosseguir as pesquisas sobre vacinas e também para perpetuar o seu legado. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...