segunda-feira, 25 de agosto de 2014

25 DE AGOSTO - SALIF KEÏTA



EFEMÉRIDE Salif Keïta, músico e cantor maliano, nasceu em Djoliba no dia 25 de Agosto de 1949. Conhecido como “A voz dourada de África”, é albino e descendente directo do fundador do Império Mali, Soundjata Keïta. A sua música é uma mistura de estilos tradicionais da África Ocidental, da Europa e da América. Entre os instrumentos musicais que mais utiliza, incluem-se balafons, guitarras, koras, órgãos, saxofones e sintetizadores.
Keïta começou por ser ostracizado devido ao seu albinismo, que é um sinal de azar segundo a cultura local. Depois dos estudos, sonhou ser professor, mas foi recusado por causa de insuficiência visual. Decidiu tornar-se cantor, contra a vontade da família e das tradições locais, e juntou-se à banda “Super Rail Band” em 1967. Rejeitado pela família, partiu no ano seguinte para Bamako, onde integrou o grupo do saxofonista Tidiani Koné.
Em 1973, aderiu a outro grupo, “Les Ambassadeurs”. Já com ele incluído, a banda fugiu da instabilidade política do país em meados de 1970, indo para Abidjan, na Costa do Marfim, e mudando o nome para “Les Ambassadeurs Internationales”. Ganharam reputação internacional e, em 1977, Keïta recebeu o prémio National Order das mãos do presidente da Guiné, Sékou Touré.
Em 1978, gravou o seu primeiro álbum (“Mandjou”). Em 1980, publicou dois discos nos Estados Unidos, “Primpin” e “Tounkan”. Keïta mudou-se então para Montreuil, França, com o objectivo de prosseguir a sua carreira. Antes, reencontrou a família em Bamako. Neste mesmo ano, participou no Festival de Músicas Mestiças em Angoulême. Animou numerosas festas tradicionais da comunidade maliana imigrada. No ano seguinte, gravou um álbum colectivo (“Tam tam para África”), em benefício da Etiópia, país fustigado pela fome. 
Em 1986, lançou o álbum “Soro”, cantado em língua malinké. Este disco foi revolucionário e levou a que Salif fosse considerado uma estrela internacional. Participou no Festival des Francofolies em La Rochelle (1987) e num concerto em Londres, quando do 70º aniversário de Nelson Mandela. Lançou em 1989 o seu segundo álbum em França, “Ko-Yan”, em que – através da canção “Nous pas bougé” – abordou os problemas encontrados pelos imigrantes malianos em território francês.
O seu álbum “Folon” foi publicado em 1995, dedicado às crianças albinas, para as quais criou mesmo uma associação. A partir de 1996, se bem que continuasse instalado em Montreuil, abriu um estúdio de gravação em Bamako, para ajudar os jovens músicos malianos.
Em Junho de 1999, lançou um novo álbum intitulado “Papa”, onde evocou o pai, falecido dois anos antes. Em Dezembro de 2004, em Joanesburgo, foi distinguido nos “Kora Awards” pelo conjunto da sua carreira. Em Julho de 2010, foi nomeado Embaixador da Paz pelo presidente da comissão da União Africana.  

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...