quarta-feira, 27 de agosto de 2014

27 DE AGOSTO - AMADO NERVO



EFEMÉRIDEAmado Nervo, de seu verdadeiro nome Juan Crisóstomo Ruiz de Nervo, escritor mexicano, nasceu em Tepic, Nayarit, em 27 de Agosto de 1870. Morreu em Montevideu no dia 24 de Maio de 1919. Foi membro correspondente da Academia Mexicana, visto residir então no estrangeiro, onde desempenhava funções diplomáticas.
Fez os seus estudos no estado de Michoacán. Estudou Ciências, Filosofia e Direito num Seminário, o que pôde ter influenciado o misticismo que denota nas suas obras. Trabalhou depois num escritório de advogados em Mazatlán e começou a escrever artigos para um jornal.  
Em 1894, tornou-se conhecido ao escrever na “Revista Azul”, através da qual encontrou vários autores mexicanos e estrangeiros. Publicou depois o seu primeiro romance “El bachiller” (1895) e duas recolhas de poemas (“Perlas Negras” e “Místicas”, 1898). Pertencia ao movimento poético modernista hispano-americano.
Em 1900, viajou até à capital francesa, como enviado especial do jornal “El Imparcial” à Exposição Universal de Paris. Aqui conheceu Oscar Wilde e também o grande amor da sua via, Ana Cecilia Luisa Daillez, cuja morte prematura em 1912 lhe inspirou o livro de poemas “La Amada Inmóvil ”, publicado postumamente em 1922. Viajou pela Europa e escreveu vários livros: “Poemas” (1901), “El éxodo y las flores del camino”, “Lira heróica” (1902), “Las voces” (1904) e “Jardines interiores” (1905).
Por volta de 1905, tornou-se secretário da embaixada do México em Madrid, escrevendo também alguns artigos para a revista “Ateneo”. Continuou a publicar livros (romances, poesias, ensaios e mesmo uma biografia). Em 1909, traduziu e comentou o “Manifesto do Futurismo” de Marinetti.
Em 1914, a Revolução Mexicana interrompeu o serviço diplomático e Amado Nervo viveu com dificuldades. Voltou ao seu país em 1918, sendo enviado como ministro plenipotenciário à Argentina e ao Uruguai. Faleceu no ano seguinte, com 48 anos, sendo trasladado mais tarde para o México, onde repousa na Rotonda de las Personas Ilustres.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...