domingo, 31 de agosto de 2014

31 DE AGOSTO - SÉRGIO GODINHO



EFEMÉRIDESérgio de Barros Godinho, poeta, compositor e cantor português, nasceu no Porto no dia 31 de Agosto de 1945. Como autor, compositor e intérprete, personifica perfeitamente a sua canção “O Homem dos 7 Instrumentos”. Multifacetado, representou já em filmes, séries televisivas e peças teatrais. Na dramaturgia, assinou algumas peças de teatro, assumindo-se também como realizador.
Com apenas 18 anos de idade, partiu para o estrangeiro. Primeiro, com destino à Suíça, onde estudou psicologia durante dois anos. Mais tarde, mudou-se para França. Viveu o Maio de 68 em Paris. No ano seguinte, integrou a produção francesa do musical “Hair”, onde se manteve durante dois anos. Em Paris, privou com outros músicos portugueses, como Luís Cília e José Mário Branco. Sérgio Godinho ensaiava então as suas primeiras composições, na altura em francês.
Em 1971, participou no álbum de estreia a solo de José Mário Branco “Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades”, como músico e como autor de quatro das letras. Nesse mesmo ano, fez a sua estreia discográfica com a edição do EP “Romance de Um Dia na Estrada” e do seu primeiro LP “Os Sobreviventes”, que foi premiado como Melhor Disco do Ano, tendo Sérgio Godinho recebido o Prémio da Imprensa para o Melhor Autor do Ano.
Em 1972, Sérgio apresentou um novo álbum, “Pré-Histórias”, que incluía um dos temas mais emblemáticos da sua carreira – “A Noite Passada”. Colaborou como letrista, no álbum “Margem de Certa Maneira” de José Mário Branco.
Em 1973, mudou-se para o Canadá, onde se casou com Shila, colega na companhia de teatro The Living Theatre. Integrou depois a companhia de teatro Genesis. Estabeleceu-se numa comunidade hippy em Vancouver e foi aqui que recebeu a notícia da Revolução dos Cravos, que o levou a regressar a Portugal. Já em terras lusitanas, editou o álbum “À queima-roupa” (1974), um sucesso que o fez correr o país, actuando em manifestações populares, que eram frequentes no pós 25 de Abril.
Sérgio Godinho foi autor então de algumas das canções mais unanimemente aclamadas da música portuguesa – “Com Um Brilhozinho Nos Olhos”, “O Primeiro Dia” e “É Terça-Feira”, entre muitas outras.
Em 1975, participou, com José Mário Branco e Fausto, na banda sonora do filme de Luís Galvão Teles “A Confederação”. No ano seguinte, escreveu a canção tema do filme de José Fonseca e Costa “Os Demónios de Alcácer Quibir”, onde participou como actor. O tema viria a ser incluído no seu novo álbum “De Pequenino se Torce o Destino” (1976).
Em 1977, colaborou em dois temas da banda sonora do filme “Nós Por Cá Todos Bem”, realizado por Fernando Lopes. O seu quinto álbum de originais, “Pano-cru”, foi editado no ano seguinte. Em 1979, foi publicado “Campolide”, que viria a receber o Prémio da Crítica “Música & Som” para o Melhor Álbum de Música Portuguesa desse ano.
Em 1980, voltou a colaborar com o realizador Fonseca e Costa, desta vez no clássico do cinema português “Kilas, o Mau da Fita”. O álbum com a banda sonora do filme foi editado nesse mesmo ano. “Canto da Boca”, novo álbum de originais, foi também lançado em 1980, tendo recebido o prémio de Melhor Disco Português do Ano, atribuído pela Casa da Imprensa e, ainda, o Sete de Ouro para o Melhor Cantor Português do Ano.
Em 1983, no seu álbum “Coincidências”, incluiu temas compostos em parceria com alguns dos mais reputados músicos brasileiros, nomes como Chico Buarque, Ivan Lins e Milton Nascimento – algo até então inédito na produção musical portuguesa.
Nos seis anos que se seguiram, Sérgio Godinho gravou mais três álbuns de originais: “Salão de Festas”, “Na Vida Real” e “Aos Amores”. Foi também editada a colectânea “Era Uma Vez Um Rapaz” (1985) e o álbum para crianças “Sérgio Godinho Canta com os Amigos do Gaspar” (1988).
Em 1990, apresentou o espectáculo “Sérgio Godinho, Escritor de Canções”, onde revisitou as suas músicas sob uma nova perspectiva: apenas dois músicos acompanhantes e num auditório mais pequeno, neste caso o Instituto Franco-Português, onde fez vinte espectáculos com grande êxito. Desses espectáculos saiu o álbum ao vivo “Escritor de Canções”.
Foi autor da série “Luz na Sombra”, exibida pela RTP 2 no Verão de 1991, onde abordou – em seis programas – algumas das profissões menos conhecidas do mundo da música: letristas, técnicos de som, produtores, etc.. Em 1992, realizou três filmes de ficção, de meia hora cada, com argumentos e músicas igualmente de sua autoria. Estes filmes, com o título genérico de “Ultimactos”, foram produzidos para a RTP, que os exibiu em 1994. Escreveu ainda “O Pequeno Livro dos Medos”, obra infanto-juvenil, que também ilustrou.
Voltou à música, com o disco “Tinta Permanente” e o espectáculo “A Face Visível”, ambos merecedores dos maiores elogios da crítica e do público.
Em Novembro de 1995, foi editado o disco “Noites Passadas”, que fora gravado ao vivo em três espectáculos realizados no Teatro S. Luiz em Novembro de 1993 e no Coliseu de Lisboa em Novembro de 1994. Ainda em 1995, foi convidado para participar na compilação de Natal “Espanta Espíritos”, com o tema original “Apenas um Irmão”, em dueto com PacMan (vocalista da banda Da Weasel).
Em Junho de 1997, foi lançado “Domingo no Mundo”, disco que contou com a participação de músicos e arranjadores de diferentes áreas musicais: (Pop, Rock, Popular, Erudita, Jazz). O disco foi apresentado com enorme êxito no Teatro Rivoli do Porto e no Coliseu de Lisboa, nos espectáculos “Godinho no Mundo”.
Em 1998, foi editado o álbum “Rivolitz”, gravado ao vivo nos espectáculos do Teatro Rivoli e no Ritz Clube, em Lisboa.
Em 2000, Sérgio Godinho voltou com o disco “Lupa”, com dez canções originais. O disco foi apresentado ao vivo, em Novembro desse ano, com dois espectáculos em Lisboa, no Centro Cultural de Belém, e um no Coliseu do Porto, tendo os três concertos obtido grande sucesso.
Os seus 30 anos de carreira foram marcados pelo lançamento, em 2001, de “Biografias do Amor”, uma colectânea de canções de amor, e de “Afinidades”, uma gravação dos espectáculos em conjunto com os Clã. Em 2003, foi lançado o disco “Irmão do Meio”, onde Sérgio Godinho junta alguns amigos com quem partilha 15 canções. Entre muitos outros artistas que participaram neste disco, saliente-se Camané, Da Weasel, Jorge Palma, Teresa Salgueiro, Tito Paris, Xutos e Pontapés e alguns grandes nomes da música popular brasileira.
Ligação Directa” foi o álbum de originais que se seguiu. Editado em Outubro de 2006, pôs termo a um interregno de 6 anos durante o qual Sérgio Godinho não produzira novos discos de originais. Este álbum foi composto por 10 temas, dos quais oito de sua da autoria.
Setembro de 2011 marcou novo regresso aos discos de originais, com “Mútuo Consentimento”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...