terça-feira, 26 de agosto de 2014

26 DE AGOSTO - JIM DAVIS



EFEMÉRIDEJim Davis, actor norte-americano que ficou famoso pela sua participação na série televisiva “Dallas”, nasceu em Edgerton, Missouri, no dia 26 de Agosto de 1909. Morreu em Northridge, Califórnia, em 26 de Abril de 1981. Apesar de uma carreira longa e prolífica, Davis só no fim da sua vida se tornou um actor conhecido em todo o mundo.
Filho de um agente funerário e destinado provavelmente a seguir os passos do pai, deixou o lar – ainda jovem – para se juntar a um circo. Um ano depois, tornou-se agente de vendas dos produtos “Quaker”, em Los Angeles. Foi assim que conheceu Sandro Berman, produtor da MGM, que lhe ofereceu um contrato. Apareceu então em alguns filmes secundários, antes de se alistar na Guarda Costeira quando começou a Segunda Guerra Mundial. Terminado o conflito, foi parceiro de Van Johnson em “The Romance of Rose Ridge” (1947) e acreditou ter chegado a sua grande oportunidade quando Bette Davis o escolheu para seu par em “Winter Meeting” (1949), produzido pela Warner. O filme foi no entanto um completo fracasso, tanto junto do público como da crítica, e Bette culpou-o por isso. Hollywood fez com que Jim Davis pagasse caro o insucesso do filme, passando a confiar-lhe apenas papéis menores, dos quais nunca conseguiu desenvencilhar-se.
Saiu-se melhor na televisão, onde apresentou os trinta e nove episódios da série western “Stories of the Century” (1954/55) e estrelou os setenta e três de “Rescue 8 (1958/60), precursora da mais conhecida “Emergency”. Também participou em vários telefilmes e em muitas outras séries, entre elas “Lassie”, “Perry Mason” e “Bonanza”.
Davis foi casado uma única vez, com Blanche Hammerer, sua companheira durante toda a vida. Tiveram uma filha que foi vítima de uma tragédia: após ter um acidente automobilístico, entrou em coma vegetativo e os pais decidiram desligar os aparelhos que a mantinham viva. Abalado com a morte da filha, Davis foi resvalando silenciosamente para o esquecimento, quando – em 1978 – foi convidado para representar Jock, o chefe da família Ewing, na premiada série “Dallas”. Inesperadamente, tornou-se uma celebridade, reconhecido e apontado pelo público onde quer que estivesse. Contudo, essa popularidade repentina só pôde ser saboreada até 1981. Diagnosticado com um cancro em 1980, Davis continuou a trabalhar mas faleceu após cirurgia a uma úlcera estomacal, detectada entretanto.
Durante a sua carreira (1941/1981), terá participado em mais de 150 filmes e efectuado pelo menos 300 aparições em séries de televisão.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...