quinta-feira, 28 de agosto de 2014

28 DE AGOSTO - JOHN HUSTON



EFEMÉRIDEJohn Marcellus Huston, actor e realizador de cinema norte-americano, morreu em Middletown, Rhode Island, no dia 28 de Agosto de 1987. Nascera em Nevada, Missouri, em 5 de Agosto de 1906.
Além do cinema, interessou-se por pintura, escultura e boxe. O pai era actor e a mãe jornalista itinerante. Ambos se divorciaram quando ele tinha seis anos de idade. De saúde débil, aos doze anos foi enviado para um sanatório, devido a ter o coração dilatado e problemas renais.
Depois dos estudos primários, dedicou-se ao boxe (anos 1920) e a uma série de exercícios físicos para melhorar a saúde. Estudou pintura e trabalhou algum tempo como jornalista e redactor.
Em 1935, foi para a Warner Brothers, onde foi cenarista, guionista e colaborador de vários filmes. Estreou-se como realizador em 1941, com “The Maltese Falcon”, cujo guião escreveu baseando-se numa novela de Dashiell Hammett. Com este filme, tornou-se um dos mestres do chamado filme noir, tendo dirigido ainda outro filme do género, que tinha a jovem Marilyn Monroe como protagonista.
Diversos dos seus filmes formaram um conjunto de obras das mais significativas da história do cinema, verdadeiros clássicos. Nos últimos anos de vida, filmou também duas incursões de Pelé no cinema, sendo a mais conhecida o filme “Fuga para a vitória”.
Como actor, protagonizou numerosos filmes, tendo ficado conhecido sobretudo a partir dos anos 1960 por ter entrado nos filmes “The Cardinal” de Otto Preminger e “Chinatown” de Roman Polanski.
Durante a Segunda Guerra Mundial, foi mobilizado para fazer parte da equipa de cineastas militares da US Army sob a direcção de Frank Capra. Realizou então três documentários que foram dos mais belos testemunhos sobre o conflito. Saliente-se sobretudo “Let there be light” (1946), documento capital sobre o tratamento psiquiátrico dos feridos de guerra. As imagens eram de tal modo chocantes que foram rapidamente interditas, só voltando a ser vistas no Festival de Nantes de 1981. Durante esta experiência, Huston iniciou-se nas técnicas de hipnose, familiarizando-se com a obra de Freud.
Foi nomeado quinze vezes para os Oscars, tendo ganho dois. Recebeu igualmente três Globos de Ouro, um Leão de Ouro e um de Prata. Os seus restos mortais repousam no Hollywood Forever Cemetery.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...