sábado, 30 de agosto de 2014

30 DE AGOSTO - AGEPÊ



EFEMÉRIDEAgepê, de seu verdadeiro nome Antônio Gilson Porfírio, cantor brasileiro, morreu no Rio de Janeiro em 30 de Agosto de 1995, vítima de cirrose. Nascera na mesma cidade em 18 de Agosto de 1942. O nome artístico decorre da pronúncia fonética das iniciais do seu nome completo (AGP).
Antes de ter fama, trabalhou como transportador de bagagem e foi também técnico projectista da extinta Telerj, que abandonou para se dedicar à vida artística.
A sua carreira teve início em 1975, quando lançou o disco com a canção “Moro onde não mora ninguém”, o seu primeiro sucesso, que seria regravado posteriormente. Lançou mais tarde o grande êxito “Deixa eu te amar”, que fez parte da banda sonora da telenovela “Vereda Tropical” de Carlos Lombardi (TV Globo). O disco “Mistura Brasileira”, que continha aquela última canção, foi o primeiro disco de samba a ultrapassar um milhão de cópias vendidas, chegando ao milhão e meio. A carreira de Agepê destacou-se por um estilo romântico e sensual, que fez escola.
Integrou a ala dos compositores da Portela, com um repertório eclético composto principalmente por baiões, e teve no compositor Canário o parceiro mais frequente. Na sua voz, tornaram-se consagradas inúmeras composições, como “Menina dos cabelos longos”, “Cheiro de primavera”, “Me leva” e “Moça criança”. Também regravou “Cama e Mesa”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, com grande sucesso.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...