sexta-feira, 10 de novembro de 2017

10 DE NOVEMBRO - DINO DE LAURENTIIS


EFEMÉRIDE - Agostino DinoDe Laurentiis, produtor de cinema italiano, morreu em Los Angeles no dia 10 de Novembro de 2010. Nascera em Torre Annunziata, em 8 de Agosto de 1919. 
Juntamente com Carlo Ponti, é um dos dois grandes produtores que impuseram o cinema italiano na cena internacional, quando o mundo saiu da Segunda Guerra Mundial. De Laurentiis produziu ou co-produziu mais de 500 filmes, dos quais 38 foram nomeados para os Oscars. Teve também uma breve carreira de actor, no fim dos anos 1930 e começo dos anos 1940.
Dino era filho de um fabricante de massas, produto que ele próprio vendeu na rua durante a infância.
Pensando tornar-se actor, inscreveu-se no Centro de Cinema Experimental de Roma. Começou por ganhar a vida como acessorista e assistente de realizador, optando depois pela direcção de fotografia. Com 20 anos, produziu os seus primeiros filmes: L'Ultimo combattimento de Piero Ballerini (1940) e “L'amore canta” (1941), que tiveram sucesso.
Depois da sua primeira produção, financiou perto de 150 filmes. Em 1946, a sua empresa Dino De Laurentiis Cinematografica passou a consagrar-se à produção.
De Laurentiis conheceu o seu primeiro sucesso internacional com “Arroz Amargo” de Giuseppe De Santis, importante filme neo-realista que foi nomeado para os Oscars e contribuiu para o lançamento das carreiras de Silvana Mangano, Vittorio Gassman e Raf Vallone.
Seguidamente, muitas vezes em associação com o produtor Carlo Ponti, alternou filmes populares e obras de autor como “Europe 51” de Roberto Rossellini. Foi sob a égide da dupla Ponti-De Laurentiis que foi produzido o primeiro filme a cores italiano, “Totò a colori”. De Laurentiis foi igualmente o produtor de dois clássicos de Federico Fellini: “La strada” e “As Noites de Cabiria”, que ganharam o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
No fim dos anos 1950, com Ponti, lançou-se numa ambiciosa adaptação de “Guerra e Paz” de Tolstói. Nos anos 1960, Dino De Laurentiis fez construir uns vastos estúdios (Dinocittà), onde foram rodados “A Bíblia” de John Huston e “O Estrangeiro” de Luchino Visconti. Estes estúdios foram fechados nos anos 1970, no seguimento de uma série de perdas financeiras.
Em 1972, produziu “Casa Nostra”, filme franco-italiano estreado no mesmo ano de outro filme mítico sobre a mafia “O Padrinho”. Foi também o ano em que se instalou nos Estados Unidos. Alternou filmes de grande sucesso crítico com filmes mais comerciais, de maior ou menor sucesso.
O período entre 1985 e fim dos anos 1990 foi provavelmente o mais difícil da sua carreira. Reencontrou o sucesso com “Hannibal” de Ridley Scott em 2001.
De Laurentiis produziu também a maioria das películas, onde interveio o personagem Hannibal Lecter criado pelo romancista Thomas Harris.
Foi casado durante 40 anos com Silvana Mangano, falecida em 1989. Tiveram, quatro filhos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...