quarta-feira, 1 de novembro de 2017

1 DE NOVEMBRO - ALDA MERINI


EFEMÉRIDE - Alda Merini, famosa poetisa e mulher de letras italiana, morreu em Milão no dia 1 de Novembro de 2009.  Nascera na mesma cidade em 21 de Março de 1931. Foi galardoada com a Ordem de Mérito da República Italiana em 2002.
O presidente italiano definiu-a como «uma inspirada e límpida voz poética». Ela foi uma notável protagonista do meio cultural italiano e era considerada a maior poetisa italiana do século XX.
Oriunda de um meio modesto, Alda iniciou-se precocemente na poesia. Tinha apenas 15 anos de idade, quando colaborou numa recolha de poesias (“La presenza di Orfeo”), juntamente com Giacinto Spagnoletti, que foi quem a descobriu.  
Apesar de tudo, ela tinha dificuldades na escola e foi mesmo recusada no liceu Manzoni, por «insuficiência» em Italiano.
Nos primeiros anos, aprendeu com mestres como Salvatore Quasimodo, Eugenio Montale e Giorgio Manganelli. Em 1947, uma doença mental levou à sua hospitalização durante um mês. Esta doença, que ela definia como «ombre della mente» (sombras do pensamento), acompanhá-la-ia ao longo da vida.
Em 1953, casou-se com Ettore Carniti, com quem teve quatro filhos. Em 1961, publicou “Tu sei Pietro”, dedicado ao pediatra da sua filha. De 1961 a 1971, a doença impediu-a de escrever e, somente a partir de 1972, a situação melhorou e lhe permitiu recomeçar com a escrita. Publicou “La Terra Santa”, onde contou a sua experiência de vida até ali. Ficou associada à “Geração literária dos anos trinta”.”
Em 1981, perdeu o marido e, em 1983, voltou a casar-se, com o poeta Michele Pierri, com o qual passou a viver em Tarento, onde a doença voltou a manifestar-se. Em 1986, regressou a Milão e continuou as suas publicações durante uma vintena de anos. Por sua escolha, vivia em condições indigentes. As refeições eram-lhe levadas diariamente pelos serviços sociais. Na sua obra, ela exaltou os excluídos dos quais se sentia muito próxima. Morreu aos 77 anos, vítima de um tumor ósseo. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...