terça-feira, 7 de novembro de 2017

7 DE NOVEMBRO - DWIGHT FRYE


EFEMÉRIDE - Dwight Iliff Frye, actor norte-americano, morreu em Hollywood no dia 7 de Novembro de 1943.  Nascera em Salina, no Kansas, em 22 de Fevereiro de 1899. Tornou-se muito conhecido ao protagonizar filmes de terror clássicos como “Drácula”, “Frankenstein” e “A Noiva de Frankenstein”.
Especializou-se na interpretação de personagens mentalmente desequilibrados, incluindo o seu papel principal do louco ‘Renfield’ em “Drácula”. Mais tarde, mas no mesmo ano, interpretou o assistente corcunda (Fritz), no filme “Frankenstein”.  
Frye teve um papel de destaque no filme de terror de 1933, “The Vampire Bat”, estrelado também por Lionel Atwill, Melvyn Douglas e Fay Wray, no qual ele interpretou ‘Herman’, um imbecil suspeito de assassinato. Teve igualmente um papel memorável no clássico “A Noiva de Frankenstein”.
No início dos anos 1940, alternou papéis no cinema com actuações no palco em várias produções, além de entrar numa versão para teatro de “Drácula”.
Dwight Frye faleceu em Novembro de 1943, após sofrer um ataque cardíaco quando conduzia um autocarro em Hollywood, poucos dias antes das filmagens da autobiografia do político e académico Thomas Woodrow Wilson. Foi sepultado no Forest Lawn Memorial Park (Glendale).
Durante a sua carreira (1927/1943) foi intérprete de 59 películas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...