segunda-feira, 13 de novembro de 2017

13 DE NOVEMBRO - ESAIAS TEGNÉR


EFEMÉRIDE - Esaias Tegnér, escritor sueco, nasceu em Kyrkerud no dia 13 de Novembro de 1782. Morreu em Växjö, em 2 de Novembro de 1846.
A partir de 1799, estudou na Universidade de Lund, onde viria a ser responsável-ajunto da biblioteca, mestre de Filosofia e Estética e secretário da faculdade.
Foi membro da Academia Sueca, bispo de Växjö (1824) e professor de Grego na Universidade de Lund (1810). Em 1812, doutorou-se em Teologia. Foi muito apreciado na sua época, como poeta, sobretudo após a publicação de “Frithiof’s Saga” em 1825.
No final da sua vida, foi internado num hospital psiquiátrico em Schleswig e, no início de 1841, foi-lhe dada alta, tendo regressado a Växjö. Durante a sua convalescença em Schleswig, compôs “Kronbruden”. Em 1843, sofreu um acidente vascular cerebral, tendo falecido três anos depois.
A maior parte dos poemas de Tegnér, escritos quando foi professor em Lund, são pequenos textos. A sua celebrada “Canção ao sol” data de 1817. Redigiu também três poemas de carácter mais ambicioso, aos quais ficou a dever grande parte da sua fama.
Em 1819, tornou-se membro da Academia Sueca. Em 1820, publicou fragmentos de um poema épico no qual trabalhava: “Frithiof’s Saga”. Em 1822, escreveu mais cinco cantos e, em 1825, publicou o poema inteiro. Antes, era já famoso em toda a Europa. Johann Wolfgang von Goethe sugeriu mesmo a Amalie von Imhoof que traduzisse para a língua alemã toda a obra de Esaias Tegnér.
Durante o século XIX, a “Saga de Frithjof” foi a mais conhecida de todas as produções literárias suecas e foi traduzida 22 vezes para inglês, 20 vezes em alemão e, pelo menos, uma vez para cada uma das principais línguas europeias.
Tegnér iniciou, mas deixou inacabados, dois poemas épicos: “Gerda” e “Kronbruden”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...