domingo, 5 de novembro de 2017

5 DE NOVEMBRO - HANS SACHS


EFEMÉRIDE- Hans Sachs, poeta alemão, nasceu em Nuremberga no dia 5 de Novembro de 1494. Morreu na mesma cidade em 19 de Janeiro de 1576. Frequentou a Escola Latina da sua cidade natal, tendo começado a trabalhar aos catorze anos.
O pai era alfaiate. Ele foi sapateiro de profissão e percorreu a Alemanha na qualidade de mestre cantor, tendo-se fixado em Nuremberga para o resto da vida em 1516.  Foi casado duas vezes, tendo tido sete filhos do primeiro casamento (1519) e seis enteados do segundo, com uma jovem viúva (1561).
É autor de mais de seis mil poemas, escritos no estilo popular burguês do Meistersang (poemas que uniam canto religioso e poesia, cantados nas escolas gremiais do século XV). São notáveis também as suas “Farsas de Carnaval” (1517/63, ainda hoje representadas) e o seu hino “O rouxinol de Wittenberg” (1523), dedicado a Lutero, cuja causa abraçou e que apoiou em alguns trabalhos.
Goethe engrandeceu-o e Richard Wagner fê-lo protagonista da ópera “Die Meistersinger von Nürnberg” (“Os mestres cantores de Nuremberga”). O famoso “Silberweise” (“Hino áureo”) foi transformado por Philipp Nicolai no hino religioso “Wachet auf, ruft uns die Stimme”. Também existem várias cantatas sobre este hino, sendo a mais famosa “Wachet auf, ruft uns die Stimme” de Johann Sebastian Bach.
Foi-lhe erguido um monumento (estátua de corpo inteiro) em Nuremberga.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...