sábado, 4 de novembro de 2017

4 DE NOVEMBRO - KLABUND


EFEMÉRIDEKlabund, de seu verdeiro nome Alfred Henschke, escritor alemão, nasceu em Crossen an der Oder no dia 4 de Novembro de 1890. Morreu em Davos, na Suíça, em 14 de Agosto de 1928.
Klabund escreveu 25 dramas e 14 romances, muitos deles ligados a temas históricos. Deixou 21 volumes de recolhas de poesia.
Filho de um farmacêutico, contraiu a tuberculose com a idade de 16 anos, doença que o acompanhou durante a sua breve existência.
Depois de ter começado os estudos em Frankfurt, foi para Munique a fim de estudar Química e Farmácia, mas depressa abandonou estas duas matérias para se dedicar a Filosofia, a Filologia e ao Teatro, frequentando as universidades de Munique, Berlim e Lausanne.
Em 1912, interrompeu os estudos e publicou a sua primeira obra, “Célestine”, já assinada com o pseudónimo Klabund. A exemplo de François Villon, poeta francês que admirava, considerava-se também um ‘poeta vagabundo’, figura que utilizou em várias obras escritas na sua juventude.
Em 1913, foi editada a sua primeira recolha de poesia, “Morgenrot! Klabund! Die Tage dämmern!” e começou a publicar em algumas revistas (“Pan”, “Jugend” ou ainda “Simplicissimus”). Em 1914, passou a fazer parte da redacção do magazine “Die Schaubühne” que, em 1918, mudou o nome para “Die Weltbühne”.
Começou por saudar com fervor patriótico o início da Primeira Guerra Mundial, escrevendo uma série de poemas com este tema. Ofereceu-se como voluntário, mas não foi aceite por causa do seu estado de saúde. Aliás, a partir desta época, passava cada vez mais tempo em sanatórios suíços. Começou a interessar-se pela literatura oriental e a traduzi-la para alemão.
Mudou a sua posição no que se refere ao conflito mundial e passou a desejar o seu fim. Em 1917, publicou mesmo, na “Neue Zürcher Zeitung”, uma carta aberta a Guilherme II da Alemanha, na qual pedia ao imperador para abdicar. No seguimento desta carta, foi acusado de traição e de crime lesa-majestade. Ainda na Suíça, tornou-se membro do círculo de René Schickele e da sua revista pacifista “Weiße Blätter”.
Em 1918, casou-se com Brunhilde Heberlem, que conhecera no sanatório. Ela morreu alguns meses mais tarde, devido a complicações de um parto prematuro. O bebé sobreviveu apenas quatro meses. Neste mesmo ano, Klabund publicou a sua mais célebre obra em prosa – “Bracke”.
Em 1920, escreveu um pequeno romance intitulado “Marietta”, dedicado a Marietta di Monaco, que era sua amiga e musa. Em 1925, editou – sob forma teatral - “Der Kreidekreis”, inspirado num antigo poema chinês. Esta peça valeu-lhe grande notoriedade.
Durante uma viagem a Itália, efectuada em 1928, contraiu uma pneumonia que, agravada por um estado tuberculoso crónico, foi-lhe fatal. Transportado para Davos, morreu pouco tempo depois de ali chegar. Foi sepultado na sua terra natal.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...