quarta-feira, 15 de novembro de 2017

15 DE NOVEMBRO - MANTOVANI


EFEMÉRIDE - Annunzio Paolo Mantovani, popular compositor, arranjador e maestro italo-americano, nasceu em Veneza no dia 15 de Novembro de 1905. Morreu em Tunbridge Wells, Kent, Inglaterra, em 29 de Março de 1980. O nome Mantovani é geralmente associado mais à sua orquestra do que a ele próprio.
Triunfou no mundo musical londrino graças às suas actuações, no Queen's Hall e no Wigmore Hall, e ao facto de ser chefe de orquestra no Metropole Hotel.
No decurso dos anos 1930, criou a sua própria orquestra, constituída - à partida –  por uma dezena de músicos, que tocavam ritmos variados para dançar, desde o jazz até ao swing passando pelo tango. Mantovani também tocava viola.
A partir dos anos 1940, alargou os horizontes formando uma grande orquestra, que se tornaria famosa pelo seu estilo particular, brilhante e colorido. Tornou-se conhecida pelas suas numerosas interpretações de melodias românticas, entre as quais “Charmaine” e “Exodus” são um belo exemplo. Passou a aparecer nos hit-parades, sendo o primeiro autor cujas vendas ultrapassaram o milhão de discos.
As músicas italianas eram particularmente apreciadas, mas também as de outros países, com uma discografia importante de âmbito internacional, nas editoras Decca e London Records.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...