Quando
estudava no Instituto Superior Técnico, impressionado com o êxito de
Joly Braga Santos, procurou, aos 19 anos, o compositor Luís de Freitas Branco,
com quem estudou em regime domiciliário, Análise Musical, Composição e
História da Música, de 1947 a 1955, abandonando o curso de Engenharia.
A
sua primeira obra, inspirada em “As Mãos e os Frutos” de Eugénio de
Andrade, foi orquestrada pelo seu professor e executada pela Orquestra
Sinfónica Nacional, dirigida pelo irmão deste, Pedro de Freitas Branco, em
Novembro de 1955.
Após
a morte súbita de Luís de Freitas Branco, Atalaya decide abandonar a composição
e dedicar-se à direcção de orquestra e à musicologia.
Só
passados dez anos retomaria a composição, após contacto com os vanguardistas
Pierre Boulez e depois com Pietro Grossi, com quem trabalhou e que promoveu a
execução das suas “Variantes Rítmicas I” sobre 4 sons
sinusoidais, mais tarde reconhecida como a primeira obra electrónica de um autor
português.
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