domingo, 10 de setembro de 2006

EFEMÉRIDE - António Agostinho Neto, médico, poeta, revolucionário e político angolano, morreu em Moscovo no dia 10 de Setembro de 1979, no seguimento de uma intervenção cirúrgica.
Nascera em Angola em 17 de Setembro de 1922. Filho de um pastor metodista, fez os seus estudos primeiro em Coimbra e depois em Lisboa, onde se formou em Medicina na Universidade de Lisboa. Fez parte de uma geração de estudantes africanos que viria a desempenhar um papel decisivo na independência dos seus países.
Foi preso pela polícia política portuguesa em 1960 e deportado para o Tarrafal (Cabo Verde) onde esteve dois anos, sendo-lhe depois fixada residência em Portugal, de onde fugiu para o exílio em Marrocos. Aí assumiu a direcção do MPLA (Movimento Popular para a Libertação de Angola).
A Revolução dos Cravos em Portugal pôs fim ao regime colonial-fascista de Salazar. Foi fixada a data de 11 de Novembro de 1975 para a declaração de independência de Angola. As autoridades portuguesas, não querendo privilegiar qualquer dos grupos militares angolanos em presença, organizou conversações com eles (MPLA, FNLA e UNITA) e um acordo foi assinado em Alvor (Algarve) no dia 10 de Janeiro de 1975. Agostinho Neto representou o MPLA.
Um governo de transição foi nomeado em 31 de Janeiro, mas caiu em Agosto. Começa a guerra civil que duraria quase um quarto de século. Cada um dos três Movimentos controlava uma parte do território. Na capital, Luanda, estava o MPLA e Agostinho Neto declara-se Presidente da República em 10 de Novembro. No dia seguinte, Portugal concede a independência, não a um governo mas sim ao «Povo Angolano» e o Governador português não assiste à cerimónia. O reconhecimento internacional do regime do MPLA foi rápido.
Agostinho Neto foi Presidente da Republica entre 1975 e 1979. Gravemente doente, foi transportado para Moscovo onde faleceu. O seu corpo foi embalsamado, para ser posteriormente instalado num mausoléu em Luanda, face ao Oceano Atlântico.
Deixou viúva, Maria Eugenia Neto, portuguesa de quem teve 3 filhos.
Agostinho Neto publicou, em 1974, uma recolha dos seus poemas sob o título Sagrada Esperança.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...