domingo, 17 de setembro de 2006

EFEMÉRIDE - José Régio, escritor português, de seu nome verdadeiro José Maria dos Reis Pereira, nasceu em Vila do Conde no dia 17 de Setembro de 1901. Começou os estudos na sua terra natal, continuando depois a estudar no Porto. Aos dezoito anos foi para Coimbra, onde se licenciou em Filologia Românica. Viveu depois a maior parte da sua vida em Portalegre, exercendo a profissão de professor, e veio a morrer em 22 de Dezembro de 1969 na Vila onde nascera.
Fundou em 1927 a revista Presença, que marcou o segundo modernismo português, do qual Régio foi o principal impulsionador e ideólogo. Para além da contribuição para esta revista, ainda escreveu para vários jornais e revistas, como por exemplo o Diário de Notícias, a Seara Nova e o Comércio do Porto.
Foi activo opositor à ditadura de Salazar, tendo sido membro do Movimento de Unidade Democrática (MUD) e apoiado a candidatura do General Humberto Delgado à Presidência da República (1958).
Da obra de José Régio fazem parte romances, peças de teatro, poesias e ensaios, tendo-se estreado em 1926 com o livro Poemas de Deus e do Diabo.
É considerado, por alguns, como um dos maiores vultos da moderna literatura portuguesa, tendo recebido, em 1961, o Prémio Diário de Notícias e, postumamente, em 1970, o Prémio Nacional de Poesia, pelo conjunto da sua obra poética.
As suas casas de Vila do Conde e de Portalegre são hoje museus.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...