segunda-feira, 18 de setembro de 2006

EFEMÉRIDE - Greta Garbo, de seu verdadeiro nome Greta Lovisa Gustafsson, actriz sueca, nasceu em 18 de Setembro de 1905 em Estocolmo, tendo falecido em 15 de Abril de 1990.
Foi conhecida como «a Divina» e Federico Fellini disse dela: «Greta foi a fundadora de uma ordem religiosa chamada Cinema».
O pai de Greta Gustafsson morreu quando ela tinha catorze anos, o que a obrigou a deixar a escola e a procurar emprego. Trabalhou num armazém de moda onde chegou a posar como modelo para publicidade. Um realizador destes filmes publicitários descobriu o seu talento em 1920, e no ano seguinte convidou-a para um primeiro filme em que ela representou em fato de banho.
Entrou depois na Academia Real de Arte Dramática de Estocolmo onde estudou durante quatro anos. Em 1924 fez um filme onde, pela primeira vez, apareceu sob o nome artístico de Greta Garbo. O filme foi um fracasso, mas o mesmo não se pôde dizer da sua actuação.
Partiu para Hollywood, seguiu um regime de emagrecimento, mudou o visual e o cabelo e fez as suas primeiras aparições em filmes mudos (1926/27) com grande sucesso. Em breve, seria a artista mais bem paga da América. Greta Garbo não parou com o fim do cinema mudo, sendo uma das raras estrelas a fazer com êxito a transição para o cinema falado.
Sempre que alguma coisa lhe desagradava ameaçava voltar para a Suécia… A sua representação em Mata Hari, em 1932, consagrou-a como sedutora. Nesse mesmo ano zangou-se com a produtora MGM e esteve ausente dos ecrãs durante dois anos. A reconciliação trouxe-lhe um controlo total sobre os filmes em que participava. Era ela mesmo que escolhia os seus parceiros. Gostava da solidão, concedia poucas entrevistas e autógrafos, nunca assistia às estreias e não respondia aos seus fãs.
Depois do relativo fracasso do seu último filme Two Faced Woman, em 1941, pôs fim definitivamente à sua carreira.
Greta conseguiu resguardar a sua vida privada e só em 2005, no centenário do seu nascimento, algumas cartas pessoais vieram mostrar que a razão porque tinha ficado solteira toda a vida tinha sido o seu amor homossexual pela actriz sueca Mimi Pollak.
Naturalizara-se americana em 1951, mas quis que as suas cinzas fossem enviadas para a Suécia.
Uma estrela com o seu nome foi colocada no «Passeio da Fama» em Hollywood. Em 1955, recebera um Óscar de honra pelo conjunto da sua carreira.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...