quarta-feira, 27 de setembro de 2006

EFEMÉRIDE - Edgar Degas, pintor, escultor e fotógrafo francês, morreu em Paris no dia 27 de Setembro de 1917. Nascera, também em Paris, em 19 de Julho de 1834.
Fez parte do movimento impressionista, que se tinha formado em França no último terço do século XIX, como reacção à pintura académica da época.
Depois dos seus estudos secundários, começou a frequentar o Gabinete de Estampas da Biblioteca Nacional. Desenhador incansável, ali copiou obras de Paul Véronèse, Francisco Goya, Rembrandt e outros.
Passava também muito tempo no Louvre, fascinado pelos pintores italianos, holandeses e franceses.
Em 1855, começou a seguir cursos na Escola de Belas Artes de Paris e fez numerosas viagens a Itália para ver de perto a arte dos grandes mestres, de Sandro Botticelli a Raphaël.
Apesar das suas idas à Província e ao Estrangeiro, era Paris que contava essencialmente para Degas e, em Paris, o bairro de Montmartre.
A partir de 1875, em virtude de grandes dificuldades económicas, fez da pintura o seu ganha-pão. Nos anos 1880, com a visão a declinar, Degas privilegiou o pastel, ao qual misturava por vezes o carvão e o guache. No fim do século, quase cego, dedicou-se quase exclusivamente à escultura.
A partir de 1905, confinou-se ao seu atelier, lutando contra a senilidade que o atormentava. Morreu de congestão cerebral, com a idade de 83 anos. No ano seguinte, as obras acumuladas ao longo dos anos e a sua importante colecção foram dispersas e vendidas em leilões.
Se bem que hoje seja célebre, Degas ainda é um «mal-amado» em relação a Vincent Van Gogh, a Paul Gauguin e mesmo a Henri de Toulouse-Lautrec. A posteridade fez-lhe a vontade: «Quero ser ilustre e, ao mesmo tempo, desconhecido.».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...