sábado, 23 de setembro de 2006

EFEMÉRIDE - Ray Charles Robinson, considerado um dos maiores génios da música negra americana, cantor e pianista de jazz, country, gospel, blues e soul, nasceu em Albany no dia 23 de Setembro de 1930, tendo morrido em Beverly Hills em 10 de Junho de 2004.
Viu um seu irmão de três anos morrer afogado sem lhe poder acudir e cegou aos sete anos de idade em razão de um glaucoma.
Aos quinze anos, ao perder a mãe, deixou a instituição, onde estava a ser educado e onde aprendera música, e começou a trabalhar como músico, percorrendo várias cidades americanas.
Ray Charles iniciou verdadeiramente a sua carreira, no final dos anos 40, a tocar piano e a cantar em grupos de gospel, mas em breve trocaria este tipo de canções por baladas profanas.
Apesar de problemas com drogas que lhe prejudicaram a carreira, as suas interpretações foram sempre muito apreciadas, quaisquer que fossem as músicas que cantava. Uma "aura" de genialidade reconhecida acompanhou-o até ao fim da vida e, mais do que os últimos álbuns que gravou, era nas suas apresentações ao vivo que o seu talento era mais apreciado.
Nos anos 1980, começou o declínio, muito embora Ray Charles recusasse acabar com a sua carreira.
Recebeu doze Grammy Awards, a sua canção «Georgia On My Mind» foi consagrada como hino oficial do Estado da Geórgia em 1979 e, em 1986, foi nomeado Cavaleiro das Artes e das Letras.
Foi pai de doze crianças com sete mulheres diferentes. Morreu com 73 anos, vítima de uma doença no fígado.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...