terça-feira, 31 de outubro de 2006

EFEMÉRIDE - Harry Houdini, nome artístico de Ehrich Weiss, um dos mais famosos mágicos dos Estados Unidos, morreu em Detroit, no Michigan, em 31 de Outubro de 1926, o dia das bruxas. Nascera no dia 24 de Março de 1874 em Budapeste, de onde a família emigrou para os Estados Unidos quando ele tinha apenas duas semanas de vida.
Teve uma infância muito pobre, o que o obrigou a trabalhar desde bastante cedo. Foi fotógrafo, contorcionista, trapezista e também ferreiro, ofício em que aprendeu truques que mais tarde o transformariam no maior ilusionista do mundo.
Começou a sua carreira como mágico, actuando em feiras. Tinha frequentemente o cuidado de, embora guardando os seus segredos, demonstrar que tudo não passava de ilusões e não eram de forma alguma poderes sobrenaturais.
Fazia números em que se libertava de algemas, de correntes e de cadeados, dentro de caixas, dentro de tanques fechados, dentro e fora de água. Teve um sucesso enorme e ninguém até hoje conseguiu desvendar os seus truques por completo, mesmo depois dele ter escrito boa parte dos segredos em livro.
Houdini tinha habilidades impressionantes. Era capaz, por exemplo, de ficar vários minutos dentro de água sem respirar. Depois, costumava pedir a alguém do público para o socar na barriga, para provar que era invencível. E foi por causa de uma destas demonstrações que ele morreu. Após apresentar o número para uma plateia de estudantes em Montreal, no Canadá, um dos estudantes, boxeur amador, invadiu o palco e sem dar tempo a Houdini para preparar os músculos, golpeou-lhe o abdómen com dois socos. Os violentos golpes provocaram-lhe a ruptura do apêndice e seis dias depois morreu.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...