EFEMÉRIDE - André Gustave Citroën, empresário francês, criador da marca de automóveis Citroën, morreu em 3 de Julho de 1935. Nascera em 5 de Fevereiro de 1878.
Era filho de um judeu holandês, que se suicidou quando ele tinha apenas cinco anos, e de uma senhora polaca também judia. Aos 35 anos, após se ter diplomado em engenharia, abriu uma pequena empresa para fabrico de diversas engrenagens. Entre 1907 e 1914, ocupou-se igualmente do saneamento financeiro da empresa automobilística “Mors”, que estava em grandes dificuldades. Foi entretanto a Detroit, nos Estados Unidos, para estudar um modo de produção em cadeia que estava a ser seguido por Henry Ford, método que ele viria a aplicar pela primeira vez na Europa, para produzir obuses durante a 1ª Guerra Mundial.
Depois da guerra, a sua fábrica foi convertida para produzir automóveis. Apresentou vários modelos do “Citroën”, a partir de 1919 e, oito anos mais tarde, já produzia 400 veículos por dia, o que era um terço de toda a produção automobilística francesa. Foi André Citroën que construiu o primeiro automóvel com tracção à frente, tendo sido também um grande inovador em publicidade e em marketing.
Acabou por entrar em falência, em 1934, devido ao acumular de dívidas provocadas pela sua paixão pelo jogo e pelos casinos. A fábrica foi tomada pelo seu principal credor, o fabricante de pneus Michelin, e Citroën morreria seis meses mais tarde, vítima de tumor maligno no estômago.
Era filho de um judeu holandês, que se suicidou quando ele tinha apenas cinco anos, e de uma senhora polaca também judia. Aos 35 anos, após se ter diplomado em engenharia, abriu uma pequena empresa para fabrico de diversas engrenagens. Entre 1907 e 1914, ocupou-se igualmente do saneamento financeiro da empresa automobilística “Mors”, que estava em grandes dificuldades. Foi entretanto a Detroit, nos Estados Unidos, para estudar um modo de produção em cadeia que estava a ser seguido por Henry Ford, método que ele viria a aplicar pela primeira vez na Europa, para produzir obuses durante a 1ª Guerra Mundial.
Depois da guerra, a sua fábrica foi convertida para produzir automóveis. Apresentou vários modelos do “Citroën”, a partir de 1919 e, oito anos mais tarde, já produzia 400 veículos por dia, o que era um terço de toda a produção automobilística francesa. Foi André Citroën que construiu o primeiro automóvel com tracção à frente, tendo sido também um grande inovador em publicidade e em marketing.
Acabou por entrar em falência, em 1934, devido ao acumular de dívidas provocadas pela sua paixão pelo jogo e pelos casinos. A fábrica foi tomada pelo seu principal credor, o fabricante de pneus Michelin, e Citroën morreria seis meses mais tarde, vítima de tumor maligno no estômago.
Sem comentários:
Enviar um comentário