segunda-feira, 9 de julho de 2007

EFEMÉRIDE - Carlos Justiniano Ribeiro Chagas, médico brasileiro, famoso pela descoberta da doença que ficou com o seu nome, nasceu em Oliveira, Minas Gerais, em 9 de Julho de 1879. Morreu no Rio de Janeiro, vítima de crise cardíaca aguda, em 8 de Novembro de 1934.
Em 1905, foi o responsável pela primeira campanha de profilaxia contra a malária, no interior de São Paulo, conseguindo controlar o surto. Foi a primeira acção com sucesso na história da luta contra esta doença e foi ponto de partida para o combate à malária a nível mundial.
Em 1909, Carlos Chagas descobriu o protozoário causador da tripanossomíase americana, ao qual deu o nome de Trypanosoma cruzi. O estudo desta moléstia, que ficaria conhecida mundialmente por doença de Chagas, foi o mais completo realizado por um só pesquisador e nele estavam incluídos todos os aspectos da doença, desde o vector até à epidemiologia, passando pelo agente patogénico, pelo hóspede e pelas manifestações clínicas. Foi ainda ele que idealizou o Centro Internacional de Leprologia.
Recebeu o título de Benemérito da Pátria e da Humanidade, tendo ganho muitos prémios pelo mundo fora. Eleito para a Academia Nacional de Medicina, recebeu em 1912 o prestigioso Prémio Schaudinn, na presença de outros brilhantes cientistas. Foi director do Instituto Oswaldo Cruz, de 1917 até à data da sua morte e, de 1929 a 1924, foi director do Departamento de Saúde do Brasil. Foi também muito activo na organização de cuidados especiais, prevenção e campanhas contra as epidemias de “gripe espanhola”, doenças sexualmente transmissíveis, lepra, tuberculose, etc. Criou igualmente uma escola de enfermagem e a primeira cadeira de medicina tropical. Foi nomeado duas vezes para o Prémio Nobel, mas nunca o recebeu.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...