quinta-feira, 5 de julho de 2007

EFEMÉRIDE - A República de Cabo Verde tornou-se independente, em 5 de Julho de 1975. Território insular no Oceano Atlântico, ao largo do continente africano, foi colónia portuguesa desde 1456 até 1975.
Tratava-se de um arquipélago desabitado. A sua população teve origem na mestiçagem entre os colonos portugueses e os escravos vindos de África. De origem vulcânica e com ausência de florestação, é vítima de secas crónicas.
A partir do século XIX, foi uma importante escala nas travessias do Atlântico, primeiro de barcos e depois de aviões.
Em 1956, os independentistas de Cabo Verde e da Guiné-Bissau aliaram-se, formando o PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e de Cabo Verde), aliança que perdurou para além das respectivas independências, só sendo desfeita em 1980.
O arquipélago é formado por duas séries de ilhas: o “Sotavento”, com as ilhas Brava, Fogo, Santiago e Maio, e o “Barlavento”, com Boa Vista, Sal, São Nicolau, Santa Luzia, São Vicente e Santo Antão. A capital é Praia, em Santiago, a maior ilha do arquipélago.
A cultura cabo-verdiana é de origem afro-europeia. Há diversos estilos musicais, sendo os mais conhecidos: o funaná, a coladeira e a morna, sendo esta última conhecida no mundo inteiro, graças sobretudo às interpretações da cantora Cesária Évora.
A língua oficial é o português, mas a maioria dos habitantes fala o crioulo de Cabo-Verde. Há dezenas de milhares de cabo-verdianos a trabalhar em Portugal.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...