terça-feira, 10 de julho de 2007

EFEMÉRIDE - Valentin Louis Georges Eugène Marcel Proust, escritor francês, nasceu em Auteuil, no dia 10 de Julho de 1871. Morreu em Paris, em 18 de Novembro de 1922, vítima de esgotamento e de uma bronquite mal tratada.
Publicou em 1894 o seu primeiro livro, “Os Prazeres e os Dias”, uma recolha de poemas e contos que passou quase despercebida. No ano seguinte, começou a escrever um romance, que deixaria em fragmentos desordenados e que só foi publicado trinta anos após a sua morte, tomando como título o nome do personagem principal (Jean Santeuil).
Depois do desaparecimento dos pais, a sua saúde já de si muito frágil deteriorou-se, ao mesmo tempo que ele se enclausurava e se esgotava a escrever quase sem descansar. A sua obra principal “À procura do tempo perdido” foi publicada desde 1913 até à sua morte, em vários volumes. Com o segundo volume “À l’ombre des jeunes filles en fleurs” ganhou, em 1919, o Prémio Goncourt. Deixou uma vasta obra. Segundo alguns críticos, o romance moderno teria começado com Proust. A sua homossexualidade, inconfessável na época, está patente no entanto na sua obra, sobretudo em “Sodoma e Gomorra”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...