sábado, 12 de julho de 2008

EFEMÉRIDEAmedeo Clemente Modigliani, pintor e escultor italiano, nasceu em Livorno, na Toscânia, em 12 de Julho de 1884. Faleceu em Paris (cidade onde vivia desde 1906) no dia 24 de Janeiro de 1920.
Ainda criança, demonstrou muito interesse pela pintura, sendo incentivado pela mãe, que o levava a visitar museus de arte e que o matriculou no estúdio de Guglielmo Micheli. Na infância, sofreu de tifo e tuberculose, doenças que comprometeram a sua saúde para o resto da vida e cujos tratamentos o levavam a fazer frequentes viagens, até se mudar definitivamente para Paris.
Em 1902 inscreveu-se na “Escola Livre do Nu” da Academia de Belas Artes de Florença e no ano seguinte no Instituto de Artes de Veneza.
Como tantos outros artistas, conheceu a extrema pobreza. Só em 1917 fez a sua primeira exposição individual que, no entanto, apenas durou um dia, pelo escândalo causado pelos nus expostos na Galeria Weil.
Não se poderá dizer que pertencia a qualquer escola ou estilo, pois encontrava-se ainda em pleno período de questionamento e de transições. O seu estilo próprio fez parte de um momento em que a pintura, confrontada com a fotografia, lutava para conquistar o seu espaço. Foi influenciado sucessivamente por Toulouse-Lautrec e por Paul Cézanne, pelo cubismo e pelo “período azul” de Picasso... Tornou-se notado pela rapidez com que executava as suas obras, praticamente sem fazer quaisquer retoques.
No respeitante à escultura, nota-se nele uma forte influência africana e cambojana, fruto porventura das suas visitas ao “Museu do Homem” em Paris. Dedicou-se depois exclusivamente à pintura por motivos de saúde. Fez retratos de várias celebridades da época como Diego Rivera, Max Jacob, Blaise Cendrars, Jean Cocteau, etc.
Modigliani morreu aos 35 anos, vítima de meningite tuberculosa, agravada pelo excesso de álcool e por consumo de haxixe. Foi sepultado no célebre cemitério parisiense Père-Lachaise. Dois dias depois da sua morte, a mulher suicidou-se, atirando-se de um quinto andar. Estava grávida de nove meses. Deixaram uma filha, que escreveria mais tarde a biografia do pai.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...