quinta-feira, 3 de julho de 2008

EFEMÉRIDEDorota Masłowska, romancista, dramaturga e jornalista polaca, nasceu em Wejherowo, perto de Gdansk, em 3 de Julho de 1983. O seu começo precoce na literatura foi notável, fazendo lembrar um caso idêntico ocorrido em França nos anos 1950 com “Bonjour Tristesse” de Françoise Sagan. Em 2000, com 17 anos, publicou na revista mensal feminina “Twoj styl “ o seu diário íntimo.
O seu primeiro romance, “Polococktail Party”, escrito em 2002, no espaço de um mês e em vésperas do seu bacharelato, foi saudado pela crítica e pelo público, constituindo um grande sucesso e um importante acontecimento literário. O livro, traduzido no ano seguinte para a língua francesa, faz o retrato surpreendente da juventude polaca, marginalizada e resignada, na era pós-comunista, revelando uma maturidade fora do comum. Dorota foi então comparada aos escritores Gogol e Céline. O livro apareceu nos Tops das melhores vendas e, em poucos meses, foram vendidos 50 000 exemplares, o que nunca tinha acontecido na Polónia. Dorota foi convidada para um jantar com o Presidente Polaco, que tinha curiosidade em conhecer a jovem prodígio.
Aos 22 anos, ela era já uma celebridade na Polónia. Depois dos estudos secundários, ingressou na Faculdade de Psicologia da Universidade de Gdansk, mas preferiu depois instalar-se em Varsóvia, onde se inscreveu em “Conhecimento de Culturas”, na Universidade da capital polaca.
Publicou um novo romance em 2005, que pareceu não ter merecido a mesma aceitação, mas que foi recompensado no ano seguinte com o Prémio Nike, o galardão mais prestigiado da Polónia. No mesmo ano publicou uma peça de teatro (“Dois pobres romenos falando polaco”) que foi representada no Teatro Rozmaitości de Varsóvia.
Actualmente, Dorota Masłowska continua a viver em Varsóvia, colabora regularmente em várias revistas, continua os seus estudos e prepara decerto novos romances.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...