terça-feira, 8 de julho de 2008

EFEMÉRIDEPierre Alexis, visconde de Ponson du Terrail, escritor do século XIX e um dos mestres do “romance-folhetim”, nasceu em Montmaur (Hautes-Alpes) no dia 8 de Julho de 1829. Morreu em Bordéus, em 10 de Janeiro de 1871. Ficou célebre pelo seu personagem Rocambole.
Ponson du Terrail começou a escrever por volta dos anos 1850. Durante duas décadas escreveu folhetins para quase toda a imprensa parisiense (L'Opinion nationale, La Patrie, Le Moniteur, Le Petit Journal, etc.)
Tinha como característica escrever muito depressa e nunca fazer revisões. Por isso se podem encontrar nas suas obras coisas assaz incoerentes, como por exemplo : «As suas mãos estavam tão frias como as duma serpente» ou «Com uma mão levantou o seu punhal, com a outra disse-lhe…».
Foi em 1857 que começou a redacção do primeiro romance da série “Rocambole”. Publicado no jornal “Patrie”, tornou-se um grande sucesso e deu a Ponson du Terrail grandes e duradouros proventos. Ao todo redigiu nove romances com este personagem.
Em Agosto de 1870, quando se preparava para iniciar a redacção de um outro episódio, Napoleão III capitulou perante os alemães. De imediato Ponson du Terrail partiu para Orleães onde formou uma milícia para iniciar a guerrilha. Foi no entanto obrigado a fugir, visto os alemães terem incendiado o seu castelo. Morreu poucos meses depois. Estima-se que terá escrito no total cerca de 73 romances. Nenhum deles foi uma obra-prima, mas todos foram inegavelmente muito populares.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...