sexta-feira, 11 de julho de 2008

EFEMÉRIDEGiorgio Armani, um dos mais conceituados estilistas italianos, nasceu em Placência, no norte da Itália, ao sul de Milão, no dia 11 de Julho de 1934. Fundou em 1974 a sua empresa, a Giorgio Armani S.p.A., e é hoje o designer de moda mais bem sucedido do mundo, com uma fortuna pessoal de vários biliões de euros.
Frequentou a Faculdade de Medicina durante apenas dois anos, dedicando-se depois à fotografia. Após completar o serviço militar, em 1957, trabalhou nos grandes armazéns La Rinascente, em Milão, como decorador de vitrinas, iniciando-se no mundo da moda.
De 1961 a 1970, trabalhou para Nino Cerruti, construindo depois a sua própria carreira como estilista, lançando em 1974 a primeira colecção masculina com o seu nome.
Gradualmente começou a adaptar as suas criações para a linha feminina, inspirando-se em trajes masculinos, desenvolvendo no entanto acabamentos, tecidos e corte, que privilegiam as formas da mulher.
Sendo um viciado no trabalho, é várias vezes arrogante em situações delicadas, tendo amiúde desavenças com outros estilistas italianos.
O seu renome internacional foi assegurado ao realizar vestimentas para grandes nomes de Hollywood, particularmente para Richard Gere no filme “American Gigolo” (1981).
Em 2006 associou-se com a IMAAR (Sociedade imobiliária do Dubai) para lançar a cadeia hoteleira ARMANI Hotels.
Giorgio Armani recebeu recentemente, em 3 de Julho de 2008, as insígnias de Oficial da Legião de Honra, no fecho da “Semana da Moda Parisiense”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...