terça-feira, 15 de julho de 2008

EFEMÉRIDEGianni Versace, grande costureiro italiano, morreu em Miami no dia 15 de Julho de 1997, assassinado com dois tiros por um “serial killer”, quando regressava a casa. Tinha cinquenta anos Nascera em Reggio di Calabria, em 2 de Dezembro de 1946.
Versace adquiriu a sua vocação de criador de moda, vendo a mãe trabalhar no atelier que, segundo ele, era «um teatro mágico». Fundou a sua própria marca em 1978, começando assim a erguer umas das maiores e mais importantes empresas de Moda do século XX. O seu estilo era considerado original, luxuoso, quiçá um pouco exibicionista, muito caro e cheio de glamour. Tinha uma invejável clientela de ricos e famosos, entre os quais Maurice Béjart e Elton John. Vestiu também, com grande êxito, muitos personagens de inúmeras óperas famosas, representadas pelo mundo fora.
Depois da sua morte, a empresa continuou em actividade, sob a batuta de Donatella Versace, sua musa, irmã e braço direito, tendo a presidência sido assegurada pelo irmão. Actualmente, o Império Versace inclui vestuário feminino e masculino, vestuário desportivo, roupa íntima, óculos, jeans, perfumes, cosmética, jóias e decoração. Tem igualmente um hotel de seis estrelas, Palazzo Versace, localizado na Costa Dourada australiana e que deveria ser o primeiro de uma cadeia hoteleira em formação.
Em 1986 foi agraciado com a Comenda da República Italiana e recebeu a Grande Medalha da Cidade de Paris. Em 1988 foi considerado o mais criativo e inovador estilista do mundo. Em 1993 o "Council of Fashion Designers of America" distinguiu-o com o “Oscar” americano da Moda. Em 1995 Elton John entregou-lhe em Nova Iorque o “Prémio VHI Fashion and Music” pela sua contribuição especial para o mundo da moda e da música.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...