terça-feira, 31 de outubro de 2017

31 DE OUTUBRO - MICHAEL COLLINS


EFEMÉRIDE - Michael Collins ex-astronauta norte-americano e tripulante da missão Apollo 11, a primeira a pousar na Lua, em Julho de 1969, nasceu em Roma no dia 31 de Outubro de 1930. Ele foi o piloto do Módulo de Comando que ficou em órbita do nosso satélite e o único dos três tripulantes da missão a não pisar o solo lunar.
Collins nasceu em Itália, filho de um general do exército americano que serviu em diversas partes do mundo. Passou parte da adolescência em Porto Rico, base temporária do pai, onde fez o seu primeiro passeio de avião. Com a entrada dos EUA na II Guerra Mundial, voltou com a família para Washington e entrou para as forças armadas americanas, seguindo o caminho dos homens da sua família e escolhendo a Força Aérea para fazer carreira. Nos anos 1950, serviu como piloto de combate junto das forças americanas da NATO na Europa.
Estimulado pela façanha de John Glenn um ano antes, entrou para a NASA em 1963 e cumpriu a sua primeira missão ao espaço a bordo da Gemini X em 1966, juntamente com o astronauta John Young. Realizou então dois períodos de actividades extra-veiculares. Na segunda viagem ao espaço, fez parte - com Neil Armstrong e Edwin Aldrin - da histórica e pioneira missão Apollo 11, entrando para a história apesar de ser o menos lembrado dos três, por ter sido o único que não pisou a Lua.
Durante o tempo em que voou a solo em órbita lunar, enquanto os seus companheiros se encontravam na superfície, Collins nunca se sentiu sozinho, porque esteve sempre a participar activamente na missão, em contacto constante com Houston e com a restante tripulação. Na sua autobiografia, ele descreveu a sua participação, como «uma epopeia sem igual na história da humanidade, em que ele era o terceiro de uma equipa de três homens, não sendo o actor principal, mas sem o qual os actores principais não poderiam deixar o palco».
Após o regresso e uma quarentena forçada de 21 dias, junto com os seus companheiros, Michael Collins participou num tour mundial de comemoração do feito da Apollo 11, aceitando após isso o cargo de Assistente Especial de Negócios Públicos no governo do presidente Richard Nixon.
Mais tarde, assumiu as funções de director do Museu Nacional Aeroespacial dos Estados Unidos. Após se aposentar da Força Aérea como major-general, passou a dar aulas na Universidade de Harvard, até começar a cuidar dos seus próprios negócios na iniciativa privada, em 1985.
Michael Collins é o autor da insígnia da Missão Apollo 11, a famosa águia – símbolo dos Estados Unidos - pousando na Lua e transportando um ramo de oliveira. Ele desenhou a marca baseado numa fotografia da revista “National Geographic”.
Tem três filhos e a sua filha mais velha, Kate Collins, é actriz e protagonizou a série da TV americana “All My Children”. A banda inglesa de rock Jethro Tull homenageou-o na música “For Michael Collins, Jeffrey and Me”, do disco “Benefit” (1970). O asteróide 6471 Collins foi assim baptizado em sua homenagem pela União Astronómica Internacional.
Assim como vários outros homens que viajaram pelo espaço, ele também se dedicou à pintura e, durante muitos anos, pintou e vendeu quadros, que nunca assinou, para que eles não tivessem o preço inflacionado apenas por terem sido pintados por ele.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...