sábado, 10 de fevereiro de 2018

10 DE FEVEREIRO - BOTTELHO


EFEMÉRIDEBottelho, de seu verdadeiro nome Carlos A. Botelho, pintor e escultor português, nasceu em Chaves no dia 10 de Fevereiro de 1964. 
Na sua infância, leu vários livros de medicina do século XIX do seu avô paterno, ilustrados com gravuras de anatomia humana que ele desenhava nas férias de Verão. Foi Lereno, seu professor primário e irmão de Nadir Afonso, que muito contribuiu para o incentivar no caminho das artes.
A proximidade da fábrica de tijolo e do barro, as oficinas das artes da forja e do ferro, os ateliers de arquitectura onde desenhou e a música que sempre o acompanhou foram-no influenciando. Aos dezasseis anos, expôs pela primeira vez Desenho e Pintura no Museu da Cidade com o apoio da Câmara Municipal de Chaves, acontecimento que teve a presença do general António Ramalho Eanes. Fez estudos secundários no Liceu Fernão Magalhães. Em 2006, prosseguiu os estudos na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, em Ciências da Comunicação e da Cultura - na área de Gestão Cultural.
Aos dezassete anos, rumou a Lisboa. No AR.CO - Centro de Arte e Comunicação Visual - estudou em ateliers de Desenho e Pintura sob orientação de Manuel Costa Cabral e Rogério Ribeiro.
Entre muitas das suas actividades, salientam-se: decoração dos Grandes Armazéns do Chiado (1987);  director de imagem e comunicação na campanha de Manuel Damásio às eleições no SL e Benfica (1994); decorador dos átrios da Estação do Rossio em efemérides anuais; cenografias para o Teatro S. Luís e Coliseu dos Recreios; decorador oficial do pavilhão da Guiné-Bissau na Expo98; e pintura de telas e painéis de grandes dimensões e réplica da estátua de Fernando Pessoa (Olivais) no centenário do poeta, para a Câmara Municipal de Lisboa.
Fez ilustrações para as revistas “Gente e Viagens”, “África Hoje”, “Comunicar e pensar entre maçons” e “Entre Colunas”. Foi autor de vários cartazes e ilustrações para catálogos, assim como de capas e grafismo em livros de arte e de poesia.  É autor regular de ilustrações para artigos da agência de notícias World News.
Está representado em várias exposições públicas e privadas, em Portugal e no estrangeiro.  É autor do Monumento ao Bombeiro em bronze e betão, em Belas, Sintra (2002).
Em 2005, foi director e produtor da exposição comemorativa dos 250 anos do terramoto de Lisboa - 1755 – no Museu da Água, com o patrocínio do presidente da República Jorge Sampaio.
Em 2006, dirigiu a produção da exposição comemorativa do 25 de Abril de 1974, na Fundação Mário Soares.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...