segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

26 DE FEVEREIRO - LEVI STRAUSS


EFEMÉRIDE - Levi Strauss, de seu nome original Löb Strauß, industrial germano-americano, co-inventor das blue jeans (calças Levi's) e fundador da empresa Levi Strauss & Co., nasceu em Buttenheim no dia 26 de Fevereiro de 1829. Morreu em San Francisco, em 26 de Setembro de 1902.
Oriundo de uma família judaica alemã, tinha seis irmãos mais velhos. O pai, um pobre vendedor-ambulante, morreu em 1846 vítima de tuberculose, quando Löb tinha apenas dezasseis anos. Um ano depois, em 1847, a mãe Rebecca Strauß decidiu emigrar com cinco dos seus filhos para os Estados Unidos. Os dois mais velhos já moravam há alguns anos em Nova Iorque, sendo comerciantes de produtos têxteis. Löb Strauß naturalizou-se norte-americano em 1853, mudando o seu nome para Levi Strauss.
Os seus primeiros anos em Nova Iorque, passou-os a trabalhar na loja dos irmãos mais velhos. Com as primeiras notícias sobre as descobertas de ouro na Califórnia, decidiu abrir em San Francisco uma loja de tecidos e roupas em 1853, associado com seu cunhado David Stern, fundando assim aquela que viria a tornar-se na famosa empresa Levi Strauss & Company.
Em 1872, o costureiro Jacob Davis de Reno propôs a Levi Strauss a ideia de reforçar com rebites as costuras das calças usadas pelos mineiros. O sucesso nas vendas foi tão grande que Strauss e Davis decidiram requerer a patente do produto. Maio de 1873 ficou a marcar o início da história de sucesso das calças jeans, pois foi nesse mês/ano que lhes foi concedida a respectiva patente.
Levi Strauss morreu aos 73 anos, na sua casa em San Francisco, onde morava com a família da irmã Fanny (o marido falecera), deixando para os sobrinhos a Levi Strauss & Company. O seu túmulo encontra-se no cemitério Hills of Eternity em Colma, ao sul de San Francisco.
Levi desenvolveu outras actividades durante a sua vida: foi membro fundador e tesoureiro da Câmara de Comércio de San Francisco (1877); director do Banco do Nevada; da Liverpool, London and Globe Insurance Company; e – igualmente -  da San Francisco Gas and Electric Company. Foi também um dos principais filantropos de San Francisco, sobretudo no auxílio a órfãos e na concessão de bolsas de estudo na Universidade da Califórnia.
A sede e a fábrica Levi Strauss & Co, bem como todo o seu recheio, foram completamente destruídas quando do sismo de 1906. Os sobrinhos planearam desde logo novas instalações e continuaram a pagar aos credores, bem assim como os salários dos trabalhadores. até à sua reabertura. Honraram assim a memória do seu tio.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...