terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

13 DE FEVEREIRO - FERNANDO SOR


EFEMÉRIDE - Fernando Sor, de seu verdadeiro nome Ferran Sor i Muntades, compositor e violonista espanhol, nasceu em Barcelona no dia 13 de Fevereiro de 1778. Morreu em Paris, em 10 de Julho de 1839.
Começou a sua aprendizagem musical com o pai, numa época em que a guitarra era pouco popular como instrumento de concerto. A família desejava, porém, que ele seguisse uma carreira militar. Chegou a alistar-se no exército e foi colocado em Madrid, onde conheceu a duquesa de Alba, protectora de numerosos artistas, como Goya, o que lhe permitiu encontrar um emprego como músico.
Foi o primeiro grande compositor a dedicar-se, de forma especial, ao violão (guitarra clássica), tal qual o conhecemos hoje. Começara os seus estudos, de forma séria, aso doze anos de idade, no Mosteiro de Montserrat, e logo se destacou entre os seus colegas. Permaneceu no mosteiro até completar quinze anos.
De volta a Barcelona, decidiu estudar sozinho o violão, baseando-se nos seus próprios conceitos técnicos.
Em 1797, com 19 anos, apresentou a sua ópera “Telêmaco na ilha de Calipso”, no teatro municipal de Barcelona, tendo tido boa aceitação. Em 1812, viajou para Paris, onde permaneceu cinco anos. Depois, seguiu para Londres, onde foi tão grande o sucesso que muitos opinam ter sido a sua actuação nesta capital que preparou o terreno para a notável popularidade de que gozou o violão na Inglaterra, por volta de 1830.
Em 1822, voltou a apresentar-se em Paris, onde realizou um concerto que lhe rendeu muitos elogios. Viajou através da Europa para apresentar as suas obras. Casou-se com a dançarina Félicité Hullin e instalaram-se em Moscovo. Separaram-se três anos depois e Sor voltou a viver em Paris.
Fernando Sor morreu aos 61 anos de idade, vítima de doença cancerosa, tendo deixado para cima de 250 obras. O seu trabalho mais conhecido, as “Variações sobre um tema da Flauta Mágica de Mozart”, talvez seja a obra mais executada do compositor. Ainda hoje, é um tema obrigatório para os estudos de quem quer tornar-se violonista.
Foi sepultado anonimamente no cemitério de Montmartre em Paris e só em 1934 o seu túmulo foi identificado.
Se bem que Sor seja conhecido sobretudo pela sua actividade com a guitarra, compôs também sob outras formas: óperas, músicas para ballet e canções patrióticas. Aa suas obras de guitarra incluem estudos e lições, variações, valsas, fantasias, etc.. Foi o seu aluno Napoléon Coste quem catalogou postumamente os seus trabalhos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...