sábado, 24 de fevereiro de 2018

24 DE FEVEREIRO - RICHARD THORPE


EFEMÉRIDE - Richard Thorpe, de seu verdadeiro nome Rollo Smolt Thorpe, actor, guionista e realizador norte-americano, conhecido pela sua longa carreira na Metro-Goldwyn-Mayer, nasceu em Hutchinson (Kansas) no dia 24 de Fevereiro de 1896. Morreu em Palm Springs (Califórnia) em 1 de Maio de 1991.  Iniciou a sua carreira na era do cinema mudo, fazendo com sucesso a transição para a era do sonoro.
Começou por trabalhar no teatro e em revistas e só em 1921 se iniciou no cinema, como actor, no filme “Burn 'Em Up Barnes”. Passou depois a realizador, dirigindo o seu primeiro filme em 1923. Foi um realizador bastante versátil, tendo dirigido cerca de 180 filmes, setenta deles westerns da era muda.
O primeiro filme que dirigiu para a MGM foi “Last of the Pagans”, em 1935. Foi também guionista de 27 filmes, entre 1925 e 1931. Realizou alguns filmes do Tarzan com Johnny Weissmuller.
Após realizar “The Last Challenge”, em 1967, aposentou-se da indústria cinematográfica. Faleceu em 1991, tendo sido cremado e as cinzas espargidas sobre o Oceano Pacífico.
Pela sua contribuição para a indústria cinematográfica, Thorpe tem uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...